Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça o golpe da falsa restituição do Imposto de Renda e não caia nessa

Conheça, neste post, o golpe da falsa restituição do Imposto de Renda, e entenda como ele pode afetar o seu bolso!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Diariamente surgem novos golpes, como o do boleto falso, o da alfândega ou o do robô do Pix. Mas para te ajudar a não perder dinheiro com fraudes, vamos te explicar como o golpe da falsa restituição do Imposto de Renda funciona. Confira!

O que é o golpe da falsa restituição do Imposto de Renda e como funciona?

Este golpe consiste, basicamente, no envio de um e-mail solicitando o preenchimento de um formulário para se tornar apto a receber a restituição do Imposto de Renda. Apesar da mensagem parecer verídica por possuir o logo da Receita Federal e o link do gov.br, tudo é falso. 

Desta forma, a partir do momento que a vítima clica no link e preencher o formulário por achar verossímil, ela está na verdade entregando de bandeja uma série de dados pessoais a golpistas que o utilizarão para aplicar golpes.

O prazo para a declaração do Imposto de Renda acabou e por isso, de fato, a restituição está sendo realizada pela Receita Federal. Assim, a vítima não se atente a mínimos detalhes, como o endereço de e-mail ou o link, por acreditar que o canal de comunicação é oficial.

O que a Receita Federal diz sobre o golpe da falsa restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal declarou que não encaminha e-mails com links para os cidadãos brasileiros e afirmou que qualquer tipo de confirmação de dados só ocorre no Portal e-CAC através do login com a conta gov.br.

Como não cair neste golpe?

Para não cair no golpe da falsa restituição do Imposto de Renda, lembre que a Receita Federal não utiliza o e-mail como canal oficial de confirmação de dados. Além disso, é importante ressaltar que nunca se deve clicar em links suspeitos, quanto mais preencher formulários com seus dados. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @drobotdean / Freepik