Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consórcio no Brasil está ressurgindo e já conta com 8 milhões de participantes

E tudo isso está ligado a pandemia

0

A área de consórcios fechou o ano de 2020 com 7,83 milhões de integrantes ativos, um marco. Além disso, o volume de negócios atingiu R$ 163,63 bilhões, uma alta de 21,5% ante 2019, segundo as informações da Associação Brasileira de Administradores de Consórcio (Abac). 

Na avaliação realizada, chegou-se a conclusão que a pandemia levou as pessoas a se atentarem mais com o seu futuro. Vale ressaltar que o sistema se mostrou atraente financeiramente, mesmo que conte com juros baixos.  

Isso fez com que as instituições financeiras planejassem novos produtos, com foco em quem procura opções de investimento ou que querem ter uma poupança para fins específicos. 

O consumidor ficou bastante atento ao seu dinheiro na pandemia. Quem não ficou desempregado, fez uma análise sobre o que estava plantando para o seu futuro, de acordo com Paulo Roberto Rossi, presidente da Abac.

Apesar da taxa básica dos juros estar na sua mínima histórica de 2%, o crédito ficou restrito e se manteve com um preço salgado para a classe média, principalmente para média mais baixa. Esse é um dos fatos que tornam o consórcio, onde se paga uma parte mensal para adquirir um bem ou serviço de valor já definido, uma boa possibilidade. 

É provável que você também goste:

Banco Inter dá dicas para acelerar a contemplação em consórcio de carro ou moto

C6 Bank amplia opções de investimento com fundos ESG

Nubank e Banco Inter estão entre os bancos digitais com as maiores notas em estudo

Bancos ampliam as possibilidades para consórcio 

Boa parte dos consórcios no ano passado foi direcionado para a aquisição de veículos leves, cerca de 3,84 milhões de participantes, logo após eles vêm as motos, com aproximadamente 2,24 milhões de pessoas, e carta de imóvel, com 1,04 milhão.

Porém, os segmentos que tiveram o crescimento mais alto foram o de eletroeletrônicos e outros móveis duradouros, contando com um número de 80,9% e os serviços com 51,3%. 

O Banco do Brasil fechou o ano passado com 1,1 milhão de cotas ativas e, para 2021, planeja direcionar-se ao segmento de imóveis e reduzir sua taxa de administração nos produtos com prazo entre 48 meses e 60 meses. 

Outro grande investimento no consórcio vem do Itaú Unibanco que, após entrar no segmento automotivo pesado e de motos, projeta estrear nos segmentos de serviços como os de procedimento cirúrgicos e eletrônicos, desde smartphones até placas fotovoltaicas.

Saiba mais sobre dicas de consórcio!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: fatir29 / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...