Neste sábado (11), os bancos e empresas poderão consultar informações do novo Cadastro Positivo. Os bancos de dados são administrados pelos quatro birôs de crédito reúnem o histórico de bons pagadores. Ele vai servir como auxílio na decisão de concessão de crédito pelos bancos e empresas. SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod são os gestores dos bancos de dados. Com a chegada destas informações, grande parte dos consumidores tiveram alteração no score de crédito. Saiba como consultar seu score grátis e também confira como sair do Cadastro Positivo, se assim preferir.

É provável que você também goste:

Como conseguir o cartão de crédito Nubank Platinum?

Nubank: os 6 melhores mimos WOW que surpreenderam os clientes

Cofrinho do Nubank? Função Guardar automaticamente é liberada para mais usuários

Neste primeiro momento, entraram no Cadastro Positivo cerca de 120 milhões de consumidores que têm crédito nos cinco principais bancos do Brasil – Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa, além de outras 100 empresas.

Por enquanto, o mercado somente poderá consultar as seguintes informações sobre o consumidor:

  • Score de crédito – pontuação que vai de 0 a 1.000 e utilizada pelas empresas para avaliarem a capacidade de tomar crédito.
  • Índice de pontualidade de pagamento.
  • Índice de comportamento de gastos de acordo com o tipo de crédito. Por exemplo: cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, entre outros.
  • Quantidade de consultas realizadas ao CPF.
  • Histórico consolidado de compromissos assumidos. Ou seja, essas informações contemplam valores e datas de pagamento de faturas, crédito, empréstimos e financiamentos, entre outros.

Todavia, não há motivos para preocupação, pois alguns dados do consumidor não serão repassados sequer para os birôs de crédito. Informações sobre quais os bens foram comprados, qual o nome da instituição onde tomou empréstimo e informações de saldo disponível em conta corrente ou em investimentos não serão compartilhadas com o mercado.

Como consultar seu Score de crédito?

O consumidor pode consultar o seu Score de crédito em 4 birôs. SPC Brasil, Serasa Experian e Boa Vista possuem site e aplicativo (Android e iOS), enquanto que a Quod possui somente website. É necessário criar um cadastro em cada uma das plataformas para verificar qual a sua nota de crédito. Feito isso, você pode fazer login e conferir.

Atenção: é normal que você tenha notas de crédito diferentes. Isso acontece porque cada um dos birôs utilizam bancos de dados distintos e utilizam parâmetros diferentes na composição do score de crédito.

A Serasa Experian vai disponibilizar os acessos atualizados ao Cadastro Positivo já neste sábado (11), enquanto que o SPC Brasil vai disponibilizar as consultas somente na próxima quarta-feira (15).

Saiba como conferir o Serasa Score e seu Cadastro Positivo na Serasa.

Como sair do Cadastro Positivo

O consumidor não é obrigado a manter os seus dados no Cadastro Positivo. É possível solicitar a retirada gratuitamente nos sites de cada um dos birôs de crédito. Todavia, basta solicitar a saída em apenas um deles. Conforme previsto, cada um dos gestores dos bancos de dados devem ser comuninicados automaticamente.

Ademais, se o consumidor se arrepender de sair do Cadastro Positivo, é possível solicitar a reinclusão no sistema.

Confira os contatos dos 4 birôs de crédito:

  • Boa Vista: 3003-0101 ou www.consumidorpositivo.com.br
  • Serasa Experian: 0800 776 6606 ou www.serasaconsumidor.com.br
  • SPC Brasil: 0800-887-9105 ou https://www.spcbrasil.org.br
  • Quod: 3003-7863 ou https://www.quod.com.br

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: TierneyMJ via shutterstock.com