Contra fome, supermercados doam cartões de R$ 100 a partir de hoje (21)
Supermercados se uniram em ação solidária para lutar contra a fome no Brasil
Começa hoje a campanha do setor supermercadista “Doação Super Essencial”. Ela visa arrecadar recursos para destinar a distribuição de cartões no valor de R$ 100 para a população vulnerável e, assim, lutar contra fome. Com isso, essas pessoas terão acesso a compras em todos os supermercados do Brasil. A iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) envolve suas 27 afiliadas.
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De acordo com João Galassi, presidente da ABRAS, “todos os setores da sociedade precisam estar unidos para socorrer as famílias que foram atingidas pela pandemia. A adesão de empresas de todo o país à campanha é uma forma prática de ajudar efetivamente a aplacar a fome que assola milhões de lares brasileiros”.
O presidente acredita que a ação solidária é fundamental. Em decorrência da pandemia, essa campanha vai contra a crise financeira. Além disso, boa parte da população brasileira não tem acesso pleno e permanente a alimentos e itens de necessidade básica.
A operação conta ainda, com o apoio da ONG Ação Cidadania e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas.
Como vai funcionar a distribuição dos cartões?
A distribuição dos cartões contra a fome vai se dar de duas formas. Uma empresa doadora pode ajudar uma comunidade específica, desde que elas se encaixem em critérios de elegibilidade dos programas sociais. Ou ainda, a empresa que não quer se responsabilizar por isso, pode deixar a distribuição de cartões para a APAS e ABRAS, ou ainda para programas sociais.
O cartão não é recarregável. Entretanto, pode-se usá-lo em supermercados diferentes, até que o valor de R$ seja gasto. A produção dos cartões e o envio, serão feitos pelas bandeiras Alelo, Ticket e Sodexo.
Ronaldo dos Santos, presidente da APAS, ressalta que o nome da empresa doadora vai estar impresso no lote dos cartões. Além disso, Santos expõe que:
“Empresas doadoras estarão fortalecendo suas marcas já que neste momento de pandemia os consumidores estão ainda mais atentos aos valores solidários. Além disso, é mais prático participar de uma campanha já estruturada. Isso facilita a vida de quem quer ajudar mas não sabe como”.
Santos firma ainda que essa corrente do bem deseja garantir o abastecimento das famílias mais necessidades. Além disso, cada uma pode escolher como vai gastar os R$ 100.
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Imagem: Ivan Kruk/shutterstock.com