Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Corte de juros do Banco Central será mais agressivo, aponta especialista

O especialista afirmou que tudo indica que o Banco Central irá diminuir os juros em breve e de forma mais agressiva. Confira!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Fachada do Banco Central do Brasil

O CEO do Banco XP, José Berenguer, afirmou, durante evento da empresa, que, devido à desaceleração da inflação e ao fraco desempenho da economia, o Banco Central deve ser mais agressivo na redução da taxa de juros do que o esperado pelo mercado. De acordo com o executivo, embora os dados indiquem um crescimento da atividade econômica, ao conversar com os clientes, não é possível ver essa melhora.

Para Berenger, não reduzir os juros pode ser maléfico para a economia. Além disso, já é perceptível que há menos pressão inflacionária. De acordo com o CEO da XP, o agronegócio tem obtido resultados positivos, porém os setores de indústria e comércio estão em desaceleração.

Redução dos juros pelo Banco Central

Nesta quarta (31), no mercado de juros futuros, que aponta as projeções dos investidores para a taxa básica de juros (Selic) para os próximos anos, o contrato de janeiro de 2024 estava sendo negociado a 13,18%. Já o título para 2025, chegou a 11,41%.

Ainda segundo Berenguer, devido aos juros elevados atualmente, de 13,75% ao ano, é possível encontrar no mercado ativos sendo negociados com descontos relevantes, como os fundos imobiliários e do agronegócio. Dessa forma, como há muitos ativos baratos, para o executivo, o investidor irá “ganhar quando comprar na baixa”.

Tendência dos investimentos

Berenguer, que já foi presidente do JP Morgan no Brasil, ainda explicou que a emissão dos papéis incentivados, que garantem a isenção do Imposto de Renda ao investidor pessoa física, teve uma alta demanda nos últimos meses. No entanto, deve perder força, pois os investidores devem optar por ativos de maior risco.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Assim, esse tipo de produto, que atraiu bastante bastante gente que investia na poupança, principalmente o cliente da alta renda, deve ter menos concorrência, já que a capacidade dos bancos de emitir títulos incentivados está no limite.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados