O governo federal está prestes a revelar um conjunto de medidas de contenção de gastos públicos que, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão em estágio avançado de elaboração técnica. Em uma declaração feita nesta segunda-feira, 4 de novembro, Haddad deixou claro que o anúncio pode ocorrer logo após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agendada para a tarde de hoje.
Corte de gastos: Anúncio do governo pode acontecer em breve
Governo se prepara para anunciar medidas de contenção de gastos; detalhes estão sendo finalizados em reunião com Lula.
Leia mais: Ministro afirma que não haverá cortes em abono salarial
Reunião decisiva

Durante uma coletiva com jornalistas, o ministro destacou que a forma de comunicação das novas iniciativas ficará a cargo de Lula.
A expectativa do mercado é que o encontro sirva para ajustar os últimos detalhes do pacote de ajuste fiscal, que deverá ser apresentado em breve.
“O presidente pediu para eu ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar”, afirmou Haddad, ressaltando a importância do assunto.
Cancelamento da viagem à Europa
Haddad revelou que sua viagem à Europa, programada para esta semana, foi cancelada a pedido de Lula, que priorizou a definição das novas medidas fiscais.
O ministro mencionou que teve uma reunião com o presidente logo pela manhã, mas que a pauta estava focada nas discussões referentes ao G20, e não especificamente nas medidas de contenção de gastos.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Expectativas e trabalhos em andamento
O ministro da Fazenda assegurou que há “várias definições” sobre as medidas de contenção e que Lula passou o fim de semana em contato com técnicos para trabalhar nos detalhes do pacote.
Embora Haddad tenha se mostrado otimista em relação ao anúncio, ele enfatizou a necessidade de respeitar o processo de comunicação que será definido pelo presidente: “Peço algumas horas para termos um encaminhamento da parte dele”, finalizou.
Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com
