Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os cuidados na hora de acessar o aplicativo Caixa Tem

Desde que a pandemia de covid-19 começou, diversos golpes virtuais têm ocorrido no Brasil, e no caso do Auxílio Emergencial do governo, não é diferente. No último mês, ataques a dispositivos móveis tiveram um aumento de mais de 100%, por exemplo. O aplicativo Caixa Tem, para dispositivos móveis, é justamente o canal pelo qual muitas pessoas estão tendo acesso ao Auxílio Emergencial.

Pensando sobretudo em tornar essa operação mais segura, a Polícia Federal divulgou alguns cuidados que devem ser tomados na hora de acessar o aplicativo da Caixa Tem.

É provável que você também goste:

Pix ainda não vai funcionar 24 horas por dia e nem para todo mundo.

Serasa dá 5 dicas para vender online na quarentena

Confira o horário de funcionamento das agências da Caixa para sacar o Auxílio Emergencial

Veja os cuidados na hora de acessar o aplicativo da Caixa

A seguir, listaremos as dicas de segurança que a Polícia Federal disponibilizou para ajudar a evitar golpes e outros problemas durante o acesso ao aplicativo. Confira.

1. Primeiramente, só faça o cadastro para receber o Auxílio Emergencial no site oficial da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou nos aplicativos baixados em lojas oficiais das empresas fabricantes dos celulares da Apple (App Store) e da Samsung (Play Store).

2. Não acesse nenhum site que se diga da Caixa Econômica Federal e não termine em “gov.br”.

3. Ao entrar na página da Caixa Econômica Federal, verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página. Isso significa que o site está criptografado para impedir golpes.

4. Links que levem direito ao cadastro deve ser https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio, ou seja, devem ter o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança.

5. Ao receber uma mensagem em seu celular sobre o cadastramento do Auxílio Emergencial, desconfie sempre antes de clicar nos links.

6. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são verdadeiros.

7. Cuidado com o imediatismo de mensagens, tais como “cadastramento liberado até hoje”, “último dia para cadastro”, “urgente” e “não perca essa oportunidade”.

8. Nunca forneça ou repasse informações sobre senha de banco, conta bancária, dados financeiros e do benefício do INSS, entre outros.

9. Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma consulta presencial.

10. Nenhum órgão do governo federal se comunica com quer que seja solicitando dados e informações dos seus beneficiários ou servidores por links via WhatsApp.

11. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador.

12. Por fim, instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

Se você quer saber se você tem direito ao Auxílio Emergencial de R$ 600 reais, então confira nossa cobertura.

Como se cadastrar para receber o auxílio de R$ 600

O Auxílio Emergencial pode ser solicitado a partir de um cadastro no sistema da Caixa, feito tanto pelo computador quando pelo aplicativo do celular.

Para se cadastrar pelo computador, acesse o site da Caixa Econômica Federal e clique em “Realize sua solicitação”. Depois de conferir os requisitos, clique em “Tenho os requisitos, quero continuar”. Depois disso, basta preencher seus dados e prosseguir até o fim do cadastro.

Para se cadastrar pelo aplicativo, acesse a Google Play, Play Store ou App Store e faça o download do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial. Em seguida, abra o aplicativo e clique em “Realize sua solicitação”. Depois, leia as regras para saber se você tem direito ao benefício e marque a caixa “Tenho os requisitos, quero continuar”. Por fim, prossiga com o cadastro até o final e pronto.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com