Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declaração do Simples Nacional: veja o passo a passo para fazer a sua

Confira o passo a passo para fazer a declaração anual do Simples Nacional!

0

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Quem é MEI precisa, todos os anos, fazer a chamada declaração do Simples Nacional. Para isso, é possível contratar um contador para fazer o serviço, mas também existe a possibilidade de fazer sozinho. Afinal, não é um processo tão complicado, e aprendê-lo para fazer com que você economize algum dinheiro.

Então, para ajudar aqueles que pretendem fazer a declaração pela primeira vez, trouxemos um passo a passo. Confira a seguir!

Saiba mais sobre a declaração do Simples Nacional

Assim, a primeira questão importante é saber da importância deste processo. Atualmente, as micro e pequenas empresas, juntamente com os MEIs, representaram mais de 2 milhões de empreendimentos abertos no país apenas em 2021. Por isso é tão importante entender sobre o Simples Nacional e a declaração anual simplificada para o Microempreendedor Individual, chamada de DASN – SIMEI.

No caso do Simples Nacional, o sistema foi disponibilizado no final da década de 1990 no Brasil. Seu principal objetivo é justamente facilitar e simplificar a maneira de tributar e recolher impostos de micro e pequenas empresas. Já a declaração anual é apresentada à Receita Federal todos os anos, contendo informações sobre o faturamento da empresa.

Neste ano, o prazo do envio da DASN-SIMEI para a Receita Federal iniciou em 3 de janeiro e encerrou em 31 de maio. Portanto, em caso de atraso, há cobrança de multa. Suas arrecadações mensais também devem estar em dia.

Entre os benefícios do Simples Nacional, estão as vantagens na prestação de contas tributárias estabelecidas pelo Estatuto. Além disso, a empresa garante tratamento diferenciado para o cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias, de acesso a crédito e aquisições de bens e serviços.

Por fim, para fazer a sua declaração, você deve ser um optante pelo Simples Nacional. Para isso, basta apenas fazer uma solicitação online, pelo site do Simples, direto no portal da Receita Federal brasileira. Acesso a aba Serviço, depois Opção e, por sim, Solicitação de Opção pelo Simples Nacional.

Passo a passo para fazer a declaração anual do Simples Nacional

  • Acesse Portal do Empreendedor, do Governo Federal, e clique na opção Declaração Anual – DASN-SIMEI;
  • Informe o CNPJ da empresa e o código informado na tela, depois toque em continuar;
  • Na tela seguinte, haverá duas opções: Original e Retificadora. A retificadora é no caso de você já ter enviado sua declaração, mas precisar alterar alguma informação;
  • A DASN é feita com relação ao ano anterior em que é feita, então selecione o ano anterior (no caso deste ano, 2021);
  • No campo Valor da Receita Bruta Total, você deve informar o faturamento total da empresa no ano em questão;
  • No campo abaixo, preencha os dados relativos a atividades de indústria, comércio e serviço de transporte;
  • Enfim, sua declaração está finalizada e você deve guardar o comprovante, caso precise futuramente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Miha Creative / shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar