Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fraude: Como descobrir quem utilizou o seu cartão de crédito?

Tudo sobre o que fazer caso você sofra algum tipo de fraude.

Você já deve ter ouvido falar de algum tipo de golpe com o cartão de crédito, certo? Eles estão cada vez mais comuns e geralmente ocorrem quando alguém faz compras com seu cartão pela internet, mas acaba caindo em um tipo de fraude. Com isso, a facilidade do cartão de crédito na internet pode se transformar em dor de cabeça, ainda mais quando algumas compras que não foram feitas por você aparecem na sua fatura. Então, para saber como agir nessa situação e descobrir quem utilizou seu cartão, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Saiba como evitar golpes e fraudes na hora de pagar o IPVA

PicPay passa a oferecer Pix com cartão de crédito

Cuidado: novo golpe com carteiras digitais nas redes sociais!

Fraude: como descobrir quem utilizou o seu cartão de crédito

Descobrir quem usou seu cartão de crédito, é simples. Em primeiro lugar, é possível visualizar na fatura do seu cartão o local onde a compra foi feita. Além disso, ainda que a localização exata não apareça, é possível descobrir quem comprou na loja física ou na internet. Para isso, siga o passo a passo:

  • entre em contato com a administradora do cartão para descobrir onde foi realizada a compra e qual o valor gasto;
  • se a fraude for identificada, o próximo passa é procurar o Procon, órgão responsável por essas demandas, de sua cidade ou região. Para isso, é preciso ter os documentos que comprovem a cobrança indevida em mãos.
  • lembrando que, se você ainda não tiver feito o pagamento do valor cobrado, a administradora do cartão de crédito ou o banco fazem a exclusão da compra e da cobrança. Mas, caso o valor já tenha sido pago, você tem direito de receber o reembolso do dobro do valor.

Por fim, para se proteger de fraudes, é preciso sempre prestar atenção em alguns pontos. O primeiro é nunca passar a senha do seu cartão de crédito e evitar deixá-la anotada em lugares pouco seguros. Também não deixe os dados do seu cartão salvos ou armazenados em sites, ainda que sejam de confiança. Isso porque todos correm o risco de serem atacados por hackers e suas informações podem acabar nas mãos dos criminosos da internet.

Enfim, esteja sempre atento à sua fatura. Se perceber algo suspeito, entre em contato com a instituição imediatamente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Krakenimages.com / Shutterstock.com