Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: novo golpe com carteiras digitais nas redes sociais!

Com a democratização financeira cada vez mais forte no Brasil, fica evidente o crescente número de golpes financeiros sendo aplicados em todo o país, principalmente na internet, onde as redes sociais se tornaram um verdadeiro campo minado de golpistas.

Como se não bastasse a vida difícil encarada pelo cidadão médio brasileiro, como a alta na taxa de juros, inflação nas alturas e tantas outras instabilidades socioeconômicas, o cidadão ainda precisa ter cuidado com pessoas querendo tirar proveito oferecendo soluções fáceis de ganhos a custas de terceiros.

Novo golpe com carteiras digitais nas redes sociais

O novo golpe consiste em um triângulo, onde o golpista usa o cartão de uma vítima, e usa uma segunda vítima como laranja para ter acesso ao dinheiro, sendo apenas o intermediário entre duas vítimas onde quem sai ganhando é apenas ele, correndo riscos mínimos de ser pego ou rastreado, já que quem usou o cartão clonado, também é uma vítima.

Esse tipo de golpe não é novo, para quem já está acostumado a comprar produtos importados da China, era muito fácil encontrar perfis em grupos de importadores, de pessoas se oferecendo a pagar a famosa taxa alfandegária, já que era permitido comprar com o cartão de crédito, com isso, pessoas que não queriam pagar altas taxas para a alfândega, aceitavam esse pagamento “generoso” de terceiros, que era feito com cartão clonado, e o fraudador ganhava um pequeno valor da taxa que negociava diretamente com o interessado.

Atualmente, a taxa alfandegária não aceita mais pagamento com cartão de crédito, justamente para inibir esse tipo de golpe, mas se pensa que os golpistas desistiram, está enganado, se o Brasil evoluísse no mesmo ritmo que esses malfeitores são capazes de se reinventar, deixaríamos qualquer China e Estados Unidos no chinelo.

Atualmente, foi-se observado nas redes sociais, uma espécie de “trabalho” com carteiras digitais, denominado carinhosamente de “trampo”, onde o golpista procura alguém que esteja disposto a oferecer sua carteira digital por uma certa quantia de dinheiro, o golpe pode ser feito de diversas maneiras, como comprando a conta digital da pessoa por um valor pré estabelecido, ou apenas oferecendo uma comissão para a pessoa, caso ela cadastre o cartão de crédito de uma ou mais vítimas e efetue o pagamento para o golpista, que muito possivelmente estará recebendo o pagamento em uma conta laranja.

As consequências geradas por esse tipo de manobra ilícita, muitas vezes são mais penalizantes para as vítimas do que para o golpista, já que na maioria dos casos, consegue desaparecer sem deixar rastros, e quando se constata o uso indevido das carteiras digitais, as empresas podem receber esse prejuízo e repassar para a vítima que emprestou ou vendeu a conta indevidamente.

Considerando a atual situação sócio econômica do país, fica evidente que esse tipo de golpe tem tudo para tomar força e fazer mais vítimas, e que infelizmente, mesmo consciente de que isso se trata de um golpe, algumas pessoas ainda podem optar por oferecer suas contas, por enxergar uma possibilidade de ganhos rápidos, mas cabe lembrar, que se a pessoa opta por contribuir com isso, ela deixa de ser vítima para se tornar cúmplice.

A PSafe divulgou em 2021, que somente nos 10 primeiros meses do ano, foram detectados cerca de 2.3 milhões de golpes, cujo objetivo era a obtenção de dados e informações bancárias, que reforça a crescente intenção em fraudes bancárias em todo o país.

Portanto, não existe conclusão melhor para esse artigo, a não ser as indagações, qual será o próximo golpe a surgir no mercado? Independentemente de qualquer coisa, devemos expor esses tipos de golpes para que mais pessoas possam se conscientizar e não serem vítimas ou coniventes com tudo isso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com