Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola Brasil para pequenas empresas deve ser lançado em breve; saiba mais

O Desenrola tem o intuito de oferecer condições especiais de pagamento a pequenas empresas endividadas. Confira!

Em julho de 2023, o governo federal lançou o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil. Assim, a iniciativa tem o intuito de oferecer condições especiais de pagamento aos inadimplentes, como descontos e prazos maiores para quitação dos débitos. Dessa forma, o programa, que contempla pessoas físicas, termina no dia 31 deste mês.

No entanto, nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a implementação de um novo Desenrola Brasil, que deve contemplar as pequenas empresas que tenham débitos em aberto. Veja mais detalhes!

Desenrola para pequenas empresas

Portanto, o projeto deve ser encaminhado em forma de Medida Provisória ainda neste mês. Dessa forma, o Desenrola para Pequenas Empresas está sendo desenvolvido juntamente com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Veja também:

Cadastro Único: inscritos são convocados a atualizar cadastro, se garanta!

Assim, segundo o ministro Márcio França (PSB), cerca de 8 milhões de empresas poderão ser contempladas com essa nova versão do Desenrola. Dessa forma, o programa irá oferecer juros mais acessíveis e desconto nos débitos das pessoas jurídicas que se encontram endividadas.

Logotipo do programa Desenrola Brasil sobre uma imagem desfocada de uma faixa de pedestres vista de cima, com muitas pessoas caminhando.
Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Fim do programa

Por fim, como dito anteriormente, o Desenrola chegará ao fim no dia 31 de março. Assim, ainda é possível aproveitar as condições especiais do programa, desde que o devedor se enquadre nos seguintes requisitos:

  • Ter renda de até dois salários mínimos (R$ 2.824); ou 
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal Cadastro (CadÚnico). 

Ademais, é preciso se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Ter ficado inadimplente entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022;
  • Dívidas devem estar ativas até 27 de junho de 2023.

Enfim, para aproveitar os benefícios do Desenrola Brasil, basta acessar o site do governo e seguir os passos indicados. 

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital