Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Destino de Lula, país surpreende e vê economia crescer no primeiro trimestre; confira

A economia do país vem crescendo aceleradamente e conta com grande participação turística. Entenda como esse setor ajudou o país.

O presidente Lula embarca para o Japão nesta quarta-feira (17), para participar do G7. A economia do Japão vem crescendo bastante nesses primeiros três meses de 2023, segundo dados do governo. A recuperação do turismo, após o fim das restrições severas do COVID-19, é o estopim para um crescimento de 0,4% no 1º trimestre do ano.

Assim, o crescimento de 0,2% superou até as expectativas do mercado mundial, depois que o PIB do país ficou em zero nos últimos meses do ano passado. Saiba mais detalhes.

Como vem crescendo a economia japonesa

Até março deste ano, as visitas no país aumentaram bastante. Com isso, os gastos dos turistas vêm auxiliando na reconstrução da economia do Japão. Na comparação anual, o país teve um crescimento de 1,6%, enquanto especialistas projetaram expansão de apenas 1,3% na base nesse período.

O economista-chefe do BNP Paribas, Ryutaro Kono, afirmou que os indicadores dos gastos relacionados ao turismo “se recuperam rapidamente” e ainda que “O gasto dos lares também parecem ter se recuperado em um ritmo acelerado”.

Fronteiras abertas e o impacto econômico

O Japão, terceira maior potência econômica no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China, reabriu suas fronteiras para turistas em outubro do ano passado, após dois anos e meio de restrições da pandemia, que afetou a economia do país. Agora, o consumo privado cresce 0,6% na comparação trimestral, bem como gastos relacionados ao consumo no setor de serviços; como hotéis e restaurantes.

Essa situação ajudou a compensar o grande impacto negativo causado no comércio internacional, como a desaceleração de 4,2% na exportação de bens, reflexo do lento crescimento nos demais países. Dessa forma, o governo do país espera que a economia japonesa continue crescendo ainda no 2º trimestre de 2023.

Imagem: Number1411 / Shutterstock.com