Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dia 5 é o último dia para declarar o IR se você deseja receber a restituição no 1° lote; entenda

Saiba mais sobre os prazos de restituição do Imposto de Renda, que priorizará os contribuintes que entregarem suas declarações até 5 de maio!

A Receita Federal estabeleceu novas diretrizes para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024. Quem deseja beneficiar-se da restituição mais cedo deve atentar-se ao prazo final para a entrega dos dados, que ocorre no dia 5 de maio.

Sendo assim, contribuintes que não cumprirem o prazo ainda poderão entregar suas declarações até 31 de maio. Contudo, não estarão qualificados para receber no primeiro lote de restituições. Continue a leitura para mais informações!

Quais são os critérios de prioridade para a restituição do Imposto de Renda?

Celular com logo da Receita Federal e ao fundo o leão do Imposto de Renda
Imagem: Pamela Marciano / shutterstock.com

No que diz respeito ao Imposto de Renda, existem grupos prioritários preestabelecidos para a restituição. Os critérios englobam idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. Seguem as prioridades para 2024:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência física ou doença grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda provém do magistério;
  • Os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição por meio do Pix.

Ademais, enviar a declaração do Imposto de Renda dentro do primeiro ciclo não apenas possibilita o recebimento antecipado da restituição, mas também reduz a possibilidade de erros que podem levar à malha fina. Por essa razão, recomenda-se que o contribuinte esteja atento não só aos prazos, mas também às exigências e detalhes que a declaração demanda para evitar transtornos futuros.

Saiba mais sobre a declaração pré-preenchida

Aliás, a declaração pré-preenchida, que teve grande aceitação nos últimos anos, mostrou-se uma ferramenta eficaz no processo de declaração do Imposto de Renda, favorecendo a rapidez e precisão na entrega. A expectativa é que o número de contribuintes que optam por essa modalidade cresça, tendo em vista os benefícios de organizar as informações fiscais de maneira automatizada.

Veja também:

Declaração de CEO do C6 Bank desanima os clientes; confira

Para 2024, a Receita Federal já registrou que, até o momento, um número expressivo de contribuintes priorizou a declaração pré-preenchida, alcançando mais de 40% das declarações entregues até agora. Isso reflete uma tendência crescente de otimização do processo para futuras declarações fiscais. Por fim, confira abaixo o calendário da restituição do IR para este ano.

  1. Primeiro lote: 31 de maio;
  2. Segundo lote: 28 de junho;
  3. Terceiro lote: 31 de julho;
  4. Quarto lote: 30 de agosto;
  5. Quinto lote: 30 de setembro.

Imagem: Pamela Marciano / shutterstock.com