Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 importantes dicas para aumentar score na Serasa

Uma das principais recomendações é manter seus dados atualizados.

O score de crédito é uma ferramenta utilizada por instituições financeiras para consulta de crédito. Basicamente, quando alguém solicita crédito no mercado, como um cartão, financiamento, empréstimo, entre outros, a instituição consulta essa pontuação para verificar seu perfil financeiro. Ou, em outras palavras, qual a possibilidade de você não pagar seus débitos. Então, para saber mais, confira a seguir.

5 dicas que realmente aumentam o seu score na Serasa

Certo, mas como fazer para aumentar seu score de crédito? A resposta é simples: não tem fórmula mágica, e nada acontece da noite para o dia.

Para conquistar uma boa pontuação de crédito, é preciso ter um bom comportamento financeiro ao longo do tempo. Porém, existem 5 dicas que podem ajudar bastante nesse processo:

1. Limpe seu nome: caso suas dívidas estejam atrasadas, procure seu credor para negociar todas elas. Esse ponto é a prioridade, já que com o nome sujo dificilmente o mercado analisará seu cadastro de forma positiva.

2. Não solicite cartão de crédito se não for usar: Muita pede diversos cartões de crédito para descobrir em qual teria mais limite. Acontece que essa prática abaixa o seu score, principalmente por gerar desconfiança por parte das instituições financeiras.

Se você pediu um cartão e não deu certo, procure melhorar o seu score para, depois de algumas semanas, tentar ser aprovado novamente.

3. Acompanhe o seu score de crédito: fique sempre de olho na sua pontuação. Assim, você terá mais noção da sua vida financeira e do que precisa melhorar. Na página da Serasa, também é possível entender os motivos pelos quais a sua pontuação está diminuindo ou aumentando.

4. Mantenha o seu cadastro no Serasa atualizado: Apesar de simples, essa dica pode fazer toda a diferença na hora de ter crédito aprovado. Com as suas informações de renda, endereço e meios de contato atuais fica muito mais fácil da Serasa, e consequentemente dos bancos, confiarem em você.

5. Use MAIS o cartão de crédito: Isso mesmo, você não leu errado. Ao usar com frequência o seu cartão e manter as faturas em dia, você mostra para a Serasa que é um bom pagador. Com o tempo, esse uso é recompensado com um aumento no seu score.

Como funciona o score de crédito

Em teoria, para que você tenha um bom score de crédito, é preciso ter bons hábitos de pagamentos. Ou seja, quanto maior a pontuação de score, maiores a chances de as empresas cederem o crédito solicitado. E o melhor: com taxas de juros mais baixas.

Isso acontece porque um score crédito significa que o consumidor costuma pagar as contas em dia. Então, o risco de crédito é bem menor para a instituição.

Hoje em dia, o Serasa Score é calculado com uso de inteligência artificial. A pontuação, que vai de 0 a 1000, sendo mil a melhor possível, parte de diferentes critérios em relação ao comportamento de consumo.

Cada um deles tem um peso, que então determina sua pontuação. Por exemplo, o pagamento de crédito (contas pagas em dia) tem um peso de 43,6% para determinar seu score.

Imagem: Olivier Le Moal / Shutterstock.com