Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira dicas para não cair no golpe do empréstimo pelo WhatsApp

Aqui no Seu Crédito Digital, frequentemente alertamos nossos leitores sobre golpes praticados por criminosos pelo WhatsApp. Hoje, daremos orientações para não cair em um golpe bastante comum: o golpe do empréstimo pelo WhatsApp. Segundo o Reclame Aqui, os casos de golpe do empréstimo pelo WhatsApp quase triplicaram nos últimos dois anos. Sendo assim, é preciso estar muito atento e desconfiar de propostas financeiras enviadas por aplicativos de mensagens. Confira mais detalhes sobre esse golpe na matéria a seguir.

É provável que você também goste:

5 razões para afirmar que o Trigg é melhor que o Nubank

4 opções de cartão de crédito com limite alto para você em 2020

Cuidado: golpe de phishing rouba dados do cartão de crédito Nubank

Como funciona o golpe do empréstimo pelo WhatsApp?

Geralmente, a vítima recebe uma mensagem no WhatsApp com uma proposta de empréstimo com ótimas condições (juros baixos, várias parcelas, prazo longo etc). Nesse golpe, os estelionatários geralmente usam o nome e o logotipo de empresas famosas no mercado financeiro para enganar as vítimas. Tudo é f66eito para parecer que a proposta é verdadeira: o atendente é muito educado e prestativo, respondendo inclusive com áudios. No entanto, há várias características na proposta que podem despertar a sua desconfiança. Confira a lista abaixo com sete pontos que você deve verificar antes de aceitar uma proposta de empréstimo pelo WhatsApp.

1- Exigência de depósito antecipado

Primeiramente, desconfie sempre que houver exigência de depósito antecipado para liberação de empréstimo. Afinal, essa é uma prática ilegal que pode ser enquadrada como estelionato (Artigo 171 do Código Penal). Conforme orientação da ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital), caso você receba uma proposta de empréstimo que exige depósito antecipado, procure imediatamente a polícia.

2- Exigência de fiador

A cobrança de fiador é outra exigência ilegal. Como muitas das vítimas são pessoas que estão passando por dificuldades financeiras e precisam muito do empréstimo, algumas acabam pagando fiador.

3- Promessa de aumento do score de crédito

Em alguns golpes, é prometido à vítima um aumento na nota (ou score) de crédito caso ela aceite o empréstimo. No entanto, não há como o seu score de crédito aumentar apenas por você ter tomado um empréstimo.

4- Imitação ou reprodução do site

Os golpistas quase sempre tentam imitar sites de instituições financeiras reconhecidas para atrair suas vítimas. Devido às semelhanças entre os sites, muitas vezes a vítima não percebe que está acessando um site falso. Sendo assim, orientamos nossos leitores a conferir os links de sites antes de clicar. Um site seguro costuma apresentar um símbolo de um cadeado no campo de onde se digita o endereço do site (conforme exemplo na imagem abaixo). Além disso, normalmente o site inicia com “https”. Também dá pra observar se o site não tem muitos erros de português, pois isso geralmente não ocorre em sites de instituições sérias.

Site seguro
Imagem: Seu Crédito Digital

5- Links enviados por remetentes estranhos

Para tentar invadir seu celular ou computador para roubar dados, os golpistas enviam mensagens por WhatsApp, e-mail ou SMS, muitas vezes com mensagens bastante apelativas e tentadoras, para induzir a vítima a clicar no link. Mensagens prometendo prêmios, descontos absurdos ou avisando que a vítima terá algum prejuízo se não clicar no link são os casos mais comuns. Sendo assim, a nossa recomendação é desconfiar sempre de mensagens cujo remetente seja desconhecido.

6- A instituição usa conta bancária do tipo pessoa física

No golpe do empréstimo pelo WhatsApp, muitas vezes é indicada uma conta bancária de pessoa física para a vítima fazer o depósito. Esse é mais um indício de golpe, pois as instituições financeiras possuem conta bancária do tipo pessoa jurídica. Um banco ou financeira sério nunca solicitará ou fará qualquer transação bancária usando conta do tipo pessoa física.

7- Garantia de rentabilidade e/ou alta taxa de rendimento

As falsas promessas de investimento com alta rentabilidade e rendimento são outro tipo de golpe que está se tornando muito frequente. Para esses casos, a recomendação é verificar se a instituição que faz a oferta é credenciada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Alex Ruhl, via Shutterstock.