Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dicas para economizar na compra de dólares para viagem

Você pode comprar o dólar “vivo” nas casas de câmbio, recorrer ao cartão de crédito internacional, ou ao cartão pré-pago.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas optam por realizar viagens para conhecer lugares e passear. E apesar de cidades nacionais como o Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador sejam queridinhas do público para curtir nessa época, 60% das pessoas vão para o exterior.

Em geral, cidades como Orlando, Nova York e Miami estão na lista dos mais desejados. Diante disso, é fundamental pesquisar a melhor forma de comprar dólares para viagem. Sendo assim, confira abaixo, dicas para economizar na compra da moeda.

Dicas para economizar na compra de dólares para viagem

Em suma, você pode comprar o dinheiro “vivo” nas casas de câmbio, recorrer ao cartão de crédito internacional, ou ao cartão pré-pago. Ou ainda, você pode usar contas globais, que operam como uma conta corrente comum, mas na moeda estrangeira.

Além de considerar a cotação do dólar no dia da compra, você precisa observar as taxas embutidas em cada uma dessas operações. Tais como o IOF, e a taxa de spread bancário – cobrada pelos bancos para fazer a operação de venda do dinheiro.

O spread varia conforme cada banco. Já a alíquota do IOF é fixo para todas as instituições. Entretanto, muda conforme o tipo de operação:

  • IOF conta internacional: 1,1%;
  • IOF compra de dólar em casa de câmbio: 1,1%;
  • IOF cartão de crédito: 6,38%;
  • IOF cartão pré-pago: 6,38%.

Além disso, há a possibilidade de usar o cartão de débito da conta internacional. Tais como a da Global Account do Inter, que oferta a vantagem. Nessa modalidade, não existe a cobrança de IOF nas transações, o tributo incide somente no momento de transferir o valor da conta nacional para a internacional.

Ademais, o viajante também precisa estar atento ao momento de fazer essas comparações, e ao tipo de dólar usado em cada uma dessas negociações. Na compra da moeda em espécie, e nas operações do cartão de crédito, a cotação em geral é a do dólar turismo.

Já na Global Account do Inter e no cartão de débito, a cotação se refere ao dólar comercial. Só é possível acessar a categoria por empresas e instituições financeiras e tem um valor mais barato.