Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

As diferenças entre o cadastro positivo do SPC e do Serasa, qual ajuda mais a conseguir crédito?

0

Aumentar as chances de conseguir crédito nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso manter os pagamentos em dia, ter contas em seu nome e também fazer o chamado cadastro positivo. Esse último serve para que sejam registradas nos sistemas das instituições financeiras não só as contas que você não pagou ou que atrasou, mas o que pagou em dia também. Hoje em dia existem duas opções de cadastro positivo que os bancos e financeiras, além de lojas, levam em consideração. Eles são o cadastro positivo do SPC e do Serasa. Conheça as diferenças entre eles.

É provável que você também goste:

Como limpar seu CPF do Serasa com o Feirão Limpa Nome 2019?

As diferenças entre o cadastro positivo do SPC e do Serasa, qual ajuda mais a conseguir crédito?

Todos os birôs de crédito possuem acesso às mesmas informações que são disponibilizadas pelas empresas e instituições financeiras. O que difere é a metodologia de composição do score de crédito e os bancos de dados que são distintos.

De um modo geral, a diferença entre o SPC e o Serasa é que o primeiro é financiado por associações comerciais e o banco de dados é alimentado pelas empresas credenciadas; o segundo é uma parceria entre associações bancárias.

Em julho de 2019, uma alteração de lei tornou automática a adesão aos cadastros positivos. Ele vale para pessoas físicas e jurídicas que tenham contas a prazo, empréstimos e financiamentos. O padrão é a inclusão no cadastro, mas é oferecida aos consumidores e empresas a opção de solicitar a exclusão dos dados a qualquer momento, inclusive antes de serem comunicados a respeito da abertura de seu Cadastro Positivo.

Dessa forma, o Brasil passa a seguir uma tendência internacional de análise de risco de crédito já adotada em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, China, Índia, Coreia do Sul, África do Sul, México, Chile, Colômbia e Argentina.

Os cadastros positivos do SPC e do Serasa estão sujeitos à supervisão do Banco Central do Brasil. Também sofrem a fiscalização dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Conheça um pouco mais sobre cada um desses cadastros e veja como usar o cadastro para aumentar seu score e suas chances de conseguir um financiamento, empréstimo ou cartão de crédito:

Cadastro positivo do SPC

O Cadastro Positivo do SPC reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo. Essas informações ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.

A vantagem é que, com o Cadastro Positivo do SPC, você pode ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia. Nesse banco de dados, quem autoriza compartilha informações de financiamentos e empréstimos, compras a prazo, contas de luz, água, gás e telefone, convênios médicos, internet e TV por assinatura, além de mensalidades escolares.

Atualmente, esses dados são coletados de forma automática. Dessa forma, não é mais necessário pedir a adesão ao cadastro positivo junto ao SPC Brasil. As informações ficam disponíveis (para você e para as instituições financeiras) por no máximo de 15 anos. Quando for expirado esse prazo, os dados são automaticamente excluídos.

Cadastro positivo do Serasa

Basicamente, o Serasa tem acesso no Cadastro Positivo às mesmas informações já mencionadas: financiamentos, empréstimos, contas de água, luz e telefone, etc. O score do Serasa é baseado no Cadastro Positivo e pode ser acessado por comércio, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviços em geral.

Esse tipo de cadastro existe em mais de 70 países e com a nova lei, que o torna automático, o consumidor e as empresas continuam tendo sua própria nota de crédito, só que agora mais abrangente, já que ela passa a contar com mais informações.

No site do Serasa Experian, é possível ver quais empresas cadastraram informações suas, quais consultaram seus dados e conferir as revisões que foram feitas de suas informações no cadastro. Você pode consultar seus dados a qualquer momento, de forma gratuita. Caso encontre alguma informação errada no seu relatório de Informações Positivas, você pode solicitar uma revisão.

Para saber mais sobre como atualizar seus dados no Serasa, confira esse post que já fizemos!

Como sair dos Cadastros Positivos

Você também pode sair do Cadastro Positivo do Serasa e do SPC a qualquer momento. Basta solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito. O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até dois dias úteis.

Caso você tenha solicitado uma exclusão do Cadastro Positivo, pode solicitar a reabertura do Cadastro Positivo a qualquer momento. Basta solicitar formalmente a reabertura a qualquer dos gestores de bancos de dados. O contato deve ser feito por meio dos canais de atendimento Serasa, presencialmente ou online. Após solicitar a reabertura, esse processo é concluído em até dois dias úteis e compartilhado com os outros gestores de bancos de dados.

Qual deles ajuda a conseguir mais crédito?

Na verdade, ambos recebem as mesmas informações, da mesma forma que a Boa Vista e a Quod. Eles possuem diferenças em relação aos modelos de composição do score de crédito. Entretanto, algumas empresas possuem convênio com determinado birô de crédito, e isso pode ser determinante na hora de conseguir crédito. Confira este artigo aqui, que fala sobre qual score de crédito é consultado pela maioria dos bancos brasileiros.

Enfim, você gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários
Carregando...