Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro disponível no seu CPF: descubra se você tem recursos a sacar apenas com o documento

Sabia que pode existir dinheiro disponível no seu CPF? Basta uma simples consulta para verificar o saldo. Veja aqui como fazer

Dinheiro disponível no CPF é sempre uma solução bem simples para muitos brasileiros, principalmente próximo ao fim de ano. Afinal, além das compras de Natal, janeiro vem com despesas como IPVA, IPTU, escola dos filhos, para quem é pai ou mãe, e outros.

Porém, o que muita gente não sabe é que há pessoas com valores disponíveis para saque que não sabem disso. Essa quantia pode ser fruto de diferentes motivos.

Por isso, confira conosco se você tem dinheiro disponível no CPF, como consultar e de que forma é possível sacá-lo.

Afinal, qual pode ser a origem de dinheiro disponível no seu CPF?

Segundo informações do Banco Central e do Sistema de Valores a Receber (SVR), existem mais de R$ 4 bilhões esperando o saque. Os valores podem ser resultantes de:

  • Contas encerradas em banco que ainda possuem saldo disponível;
  • Quantias de consórcios que já terminaram;
  • Ressarcimento por taxas ou cobranças indevidas;
  • Valor referente a uma ação judicial concluída a favor da pessoa;
  • Pagamento de abono salarial, entre outros.

Desde o início do ano, o dinheiro disponível no seu CPF passou por diversas etapas de saque. Contudo, ainda há um grande número de pessoas que não sabem como consultar o saldo. É o que explicamos a seguir.

Como consultar dinheiro disponível

A forma oficial de conferir se há dinheiro disponível no seu CPF é acessar o site do Banco Central, na página do Sistema de Valores a Receber. Lá é possível conferir o calendário de pagamentos.

Caso a informação mostre que as consultas estão suspensas, fique tranquilo! Isso significa apenas que, em breve, o BC fará uma nova reabertura das datas de consulta e resgate dos valores.

A última liberação aconteceu em agosto, por isso os brasileiros precisam ficar atentos para não perder o prazo e verificar o dinheiro disponível em seu CPF periodicamente.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com