Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer quando o chefe manda mensagem fora do horário de trabalho?

Imagine este cenário: você tem um dia muito estressante no trabalho, e não vê a hora de acabar o expediente e ir para casa descansar. Chegando em casa, você toma um banho, troca de roupa, senta no sofá e escolha sua série de TV favorita para assistir. Mas, quando pega o celular na mão, tem uma mensagem em seu WhatsApp: é o seu chefe pedindo para resolver um problema urgente. E aí, o que fazer nesses casos? Bem, saiba que o direito à desconexão é um direito seu, e você deve cobrá-lo.

Você tem direito à desconexão. Saiba como funciona e como cobrar isso da empresa

Pode ser que até pouco tempo não falássemos no assunto, mas com a digitalização de absolutamente tudo, e os aplicativos de mensagens sendo utilizados como ferramenta de trabalho, muitas vezes os chefes passam do ponto e começam a interromper seu período de descanso. E saiba que isso é contra a lei.

Contudo, é bem comum hoje em dia pessoas que relatam receber e-mails, mensagens em aplicativos e até mesmo ligações de celular (!!!) fora do horário de trabalho. Entretanto, saiba que você tem direito a se desconectar das atividades laborais no fim de cada expediente (inclusive no intervalo do trabalho). A lei garante isso a você.

Assim, segundo a legislação trabalhista, durante o período de descanso ou intervalos, a empresa deve se organizar internamente para continuar com as atividades sem prejudicar o empregado. Se não conseguir, o problema não é seu. Por isso é importante que o trabalhador conheça o seu direito à desconexão e cobre que a empresa o respeite.

É claro que existem exceções. É normal que existam emergências, e em alguns casos o funcionário pode decidir sim, trabalhar fora do expediente. Mas a empresa deve registrar esse tempo como hora extra ou banco de horas. Além disso, o empregador não pode fazer isso de forma recorrente. Muitos abusam do termo “emergência” para chamar os empregados a qualquer hora, e isso é contra a lei trabalhista.

Por fim, se a empresa insistir em não respeitar seu direito à desconexão, existem formas jurídicas e legais que você pode usar para resolver o problema. Basta entrar em contato com um jurídico ou seu advogado para saber mais sobre o assunto. Ah, e é preciso lembrar: o direito à desconexão e descanso também existem em regimes de trabalho remoto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.