Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dirigir de chinelo pode te gerar uma multa; veja quanto você pode perder

Entenda o perigo e as multas por dirigir de chinelo no Brasil. Saiba o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre isso.

O ato simples de dirigir utilizado um chinelo ou sandália pode levar a uma infração pela legislação brasileira. Você sabia disso? Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alguns tipos de calçados não são permitidos ao motorista enquanto se está ao volante. Isso ocorre porque tais calçados podem comprometer a segurança no trânsito.

Assim, visando disseminar a consciência no trânsito e esclarecer os motoristas, neste artigo detalharemos essas informações a respeito dos calçados proibidos ao volante. Além das consequências das infrações cometidas pelas escolhas inadequadas de calçados. Saiba mais a seguir.

Os calçados proibidos enquanto o motorista está ao volante e o motivo

Pessoa utilizando chinelo nos pedais de um carro.
Imagem: Circlephoto/ Shutterstock.com

Os itens que conduzem a uma infração média, conforme regulamentado pelo artigo 252 do CTB, são chinelo de dedo ou sandália sem alça traseira. A penalidade prevista é de 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16. Ainda, os calçados deste tipo dificultam a efetividade no controle dos pedais, por isso a importância da orientação sobre os riscos e a infração.

No entanto, é relevante destacar que o CTB não proíbe o ato de dirigir sem calçados. Contudo, o condutor deve ter cuidado, pois dirigir descalço pode implicar em escorregões nos pedais ou machucados nos pés.

Veja também:

Todos os parentes são considerados dependentes pelo INSS? Entenda como funciona

Outros tipos de calçados vetados e melhores opções

O uso de sapatos de salto alto e tênis de bico fino também são vetados ao volante. Esses tipos de calçados possuem a capacidade de prejudicar o controle efetivo dos pedais e, consequentemente, comprometer a segurança no trânsito.

Ademais, a opção mais segura e adequada é o uso de um calçado confortável, como um tênis ou sapato que envolva totalmente o calcanhar, facilitando o controle adequado e seguro dos pedais.

Quais outras ações ao volante podem gerar multas?

Além das infrações relacionadas ao uso de calçados inadequados, outras ações comuns também podem gerar multas. Estas incluem não manter as mãos no volante, comer, fumar ou se maquiar enquanto dirige – consideradas infrações médias.

Por fim, de acordo com o CTB, é permitido tirar uma das mãos do volante somente para fazer sinais regulamentares ou para acionar equipamentos internos do veículo.

Imagem: Circlephoto/ Shutterstock.com