Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quando o banco vende uma dívida prescrita, pode ser cobrada novamente?

Você possui dívidas prescritas ou caducadas, aquelas com mais de cinco anos e que não foram pagas ao credor? Na maioria das vezes, uma dívida prescrita é vendida para outras empresas e elas continuam a cobrar, independente do tempo. Será que pode ser cobrada novamente?

É provável que você também goste:

Empresa que falar mal de ex-funcionário pode ter que pagar indenização.

É possível estar com o nome sujo no SPC e não estar no Serasa?

Ganhei cashback com o cartão PAN Méliuz! Será que vale a pena?

Quando o banco vende uma dívida prescrita, pode ser cobrada novamente?

Venda de dívidas é uma prática legal

Primeiramente, saiba que a venda de dívidas ou cessão de crédito é uma prática legal, que é regulamentada pelo Código Civil e pelo Banco Central para instituições financeiras. Empresas que compram dívidas são denominadas de Companhias Securitizadoras de Créditos Financeiros, como grupo Recovery, por exemplo.

Todavia, neste caso o credor deverá informar ao inadimplente que os valores em atraso não estão mais com o credor original.

Uma dívida prescrita pode ser cobrada novamente?

Sim, uma dívida prescrita, e normalmente vendida para alguma securitizadora, pode ser cobrada por um período superior a cinco anos. Os bancos lançam essa dívida como um prejuízo na instituição financeira e a vendem para o mercado.

Dessa forma, tudo o que conseguirem negociar na cobrança da dívida, acaba sendo lucro, pois a dívida é vendida por valor muito abaixo do original. Portanto, é possível encontrar ofertas de até 90% de desconto no pagamento integral de uma dívida, como no Feirão Serasa Limpa Nome, por exemplo.

Por fim, independente do tempo, o mais recomendável é que a dívida seja negociada e liquidada com os seus credores, para que não prejudique a sua relação de crédito futuramente.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.