Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

E-commerce registra queda de acessos; confira

Em agosto, foram 2,4 bilhões de visitas únicas no e-commerce no Brasil, o que corresponde a uma queda significativa. Veja mais detalhes!

De acordo com o Relatório Setores do E-Commerce, da Conversion, o comércio eletrônico apresentou queda no número de visitas únicas nas plataformas do país. Em agosto, esse número foi de 2,4 bilhões, o que corresponde a uma redução de 5,2% em relação a julho, quando houve 2,53 bilhões de acessos no e-commerce. Este foi o segundo melhor mês de 2023, ficando atrás apenas de janeiro (2,69 bilhões).

Além disso, o setor de marketplaces, que conta com algumas das principais plataformas de compras online do Brasil, registrou uma redução de 5% em seus acessos em agosto, com 1,052 milhão de visitas únicas. Nenhuma marca apresentou crescimento no tráfego, apenas retraíram de alguma forma. Veja mais detalhes!

Veja também:

Visa lança solução para facilitar transferências e serviço ficará disponível 24h por dia; saiba mais

Ranking dos principais e-commerces do Brasil

Apenas dez das maiores lojas do país possuem 50,4% de toda a audiência do e-commerce no Brasil. Confira a participação de cada uma:

  • Mercado Livre: 13,7%;
  • Amazon Brasil: 8,1%;
  • Shopee: 6,2%;
  • Magazine Luíza: 5,2%;
  • OLX: 4,7%
  • Shein: 3,4%;
  • AliExpress: 3,1%;
  • iFood: 2,1%;
  • Casas Bahia: 2,1%;
  • Samsumg: 1,8%.
imagem de um teclado de computador com uma miniatura de carrinho de compras
Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com

Marcas por setor

Ademais, o levantamento ainda traz as principais marcas dentro da categoria de consumo em que atuam. Confira:

MarcaSetorBusca pela marca
AmazonImportados54%
PetzPet40%
StanleyPresentes e Flores40%
NikeEsportes30%
Loja do MecânicoFerramentas e Acessórios29%
CobasiPet28%
SamsungEletrônicos e Eletrodomésticos26%
SheinImportados26%
VivaraJoias e Relógios25%
Mercado LivreMarketplace24%
Fonte: Conversion

Assim, os principais meios de acesso ao e-commerce em agosto foram: mobile (54,9%), desktop (24,9%) e aplicativo (20,2%). Além disso, o principal segmento procurado via mobile foi o de Joias e Relógios (78,1%), seguido do Infantil (76,1%) e Calçados (74,6%). Já no desktop, o principal segmento acessado foi o de Educação, Livros e Papelaria (53,3%). Por fim, no aplicativo foi o de Comidas e Bebidas (45,5%).

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com