Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível NÃO PAGAR multas de trânsito legalmente; saiba como

Você sabia que é possível não pagar multas de trânsito? Confira como pedir a reversão da infração e se isentar do pagamento.

Qualquer sinal de receber uma multa de trânsito é um fator que assusta muitos motoristas pelo Brasil, devido à pressa de quitar o débito. Porém, uma notícia tranquilizadora é que é possível não pagar multas de trânsito de forma legal e sem acrescentar pontos na carteira.

Algumas infrações leves e médias podem ser isentas de pagamento, tornando-se assim apenas advertências por escrito. As autoridades aplicam essa advertência quando a infração não é reincidente. No entanto, a revisão ainda é manual, o que permite que os condutores solicitem a reversão.

Requisitos

Para converter a multa de trânsito em advertência e não efetuar o pagamento, é fundamental que o condutor preste atenção ao prazo mencionado na Notificação de Autuação para apresentar o recurso. Isso implica que o requerimento deve ser submetido até essa data. Veja, a seguir, as condições necessárias:

  1. O requerimento deve ser feito até a data de vencimento do prazo para a apresentação da defesa da autuação;
  2. A violação da regra de trânsito deve ter sido aplicada pelo Detran-SP;
  3. Essa possibilidade se aplica a infrações de trânsito de natureza leve (3 pontos) ou média (4 pontos);
  4. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve estar em situação regular, ou seja, não deve ter sofrido cassação ou suspensão;
  5. O motorista não pode ter cometido nenhuma outra infração no último ano.

Passo a passo para não pagar multa de trânsito

Para solicitar a reversão e não pagar as multas de trânsito, é necessário comparecer a uma unidade do Detran, acessar o site ou ir a uma agência dos Correios para obter o formulário de conversão da infração em advertência. Na solicitação, deve-se incluir uma cópia da CNH e a notificação da multa.

Veja também: Aposentadoria por idade: veja quais as regras e como solicitar

Em seguida, a solicitação passa por uma análise do histórico do condutor. Se o motorista tiver um bom histórico, a advertência por escrito não resulta em pontos na CNH, e ele também não precisa pagar o valor da multa. Em vez de receber um boleto, o motorista recebe apenas uma advertência por escrito. É importante destacar que esse serviço é isento de taxas.

Imagem: Nomad_Soul/shutterstock.com