Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível que dívidas pagas continuem negativadas no SPC e SERASA?

Usuários podem receber indenização por danos morais

0

Algumas vezes, mesmo depois de pagar uma dívida, o nome do consumidor permanece registrado em cadastros de inadimplentes. Isso ocorre quando as empresas não dão a baixa correspondente no dinheiro recebido ou não retiram a negativação, além de casos em que uma conta atrasada se torna uma dívida negativa, mesmo com o pagamento realizado.

Em todas as ocasiões, o consumidor possui chances de receber indenização por sofrer danos morais, considerada uma das consequências de possuir o nome negativado.

É provável que você também goste:

Serasa abre temporada de renegociação de dívidas com os bancos

Como saber se um nome permanece em cadastros negativados

O melhor jeito de se informar a respeito de uma dívida negativada é utilizar o CPF para fazer uma consulta. É preciso que o consumidor esteja atento ao realizar a checagem em órgãos de proteção ao crédito, por ser muito comum confundir uma conta atrasada com uma dívida negativada.

Essa confusão ocorre de forma recorrente, isso porque órgãos de proteção ao crédito também são utilizados como plataformas para negociação das dívidas.

O que fazer quando um nome permanece em cadastros negativos mesmo após o pagamento das dívidas

Para começar, é possível resolver esse problema de forma online e sem precisar de burocracias, tudo através do site Resolvvi. A pessoa precisa ter em mãos documentos que comprovem o pagamento da dívida, como por exemplo:

  • Comprovante do pagamento da dívida, como um extrato do banco;
  • Comprovante de nome negativado;
  • Boleto do acordo ou da dívida, nos quais estão disponíveis o e-mail do usuário;
  • E-mails ou troca de mensagens com a empresa.

Com as provas em mãos, basta acessar o mesmo site para verificar se há o direito de receber a compensação em dinheiro. A taxa de serviço só será cobrada após o cliente receber a taxa de indenização.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Pormezz/shutterstock.com

Comentários
Carregando...