Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo com imóveis como garantia disparam no Brasil

Modalidade de empréstimo vem sendo cada vez mais usada no mercado

0

No atual cenário econômico, a modalidade de empréstimo que vem ganhando força é o Home equity, que se baseia em um empréstimo que tem como garantia algum imóvel. Os números mostram que comparando os dados de 2020 com os de 2019, houve um aumento de 61%, segundo o Banco Central. Em artigo no O Globo, Míriam Leitão falou um pouco mais sobre o tema.

É provável que você goste também:

Você sabia que pode usar o saldo do FGTS para contratar empréstimo?

Santander cria linha de crédito exclusiva para comprar bicicletas

Itaú lança cartão online para pagar assinaturas, como iFood e Netflix

Observando os dados dos três primeiros meses deste ano, houve um aumento de aproximadamente 60%, comparando com o primeiro trimestre do ano passado. O Santander Brasil divulgou um estudo na última terça-feira (15), mostrando que houve um crescimento de 74% na média de contratações, que compreende os números dos três primeiros meses do ano.

Por que houve um grande aumento no empréstimo com imóveis como garantia

Um dos motivos é que esta modalidade de empréstimo tem uma taxa de juros bastante reduzida, se comparado com as demais. O fato também se explica pela possibilidade de um maior tempo para o pagamento, podendo chegar a 20 anos, variando algumas regras de instituições para outras.

Os representantes do setor mostram que os seus clientes estão utilizando bastante a modalidade. Eles suspeitam que a pandemia contribuiu para o aumento do empréstimo com imóvel como garantia. Para os representantes, este recurso passou a ser usado por empresários, contudo, usando a pessoa física, para conseguir uma maior capitalização do seu negócio.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, Ana Maria Castelo, essa linha de empréstimos, ainda não é muito conhecida no Brasil, e os que conhecem tem medo de ficarem inadimplentes e perderem as suas casas.

Contudo, a mesma salienta que é uma ferramenta para ser usada com muito cuidado, pois o abuso do uso da mesma, pode gerar uma série de dificuldades. Ana, finaliza sua fala pontuando, que foi o uso exacerbado desta linha de empréstimos que causou a crise de 2008, nos Estados Unidos.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: 89stocker / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...