Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode acabar

Entidades de defesa do consumidor solicitaram o veto do consignado do Auxílio Brasil por meio de uma manifestação técnica. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Antes mesmo de ter começado oficialmente, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode acabar, pois além de ter criado esperança aos beneficiários do programa social, muitos golpistas querem se aproveitar da situação.

Assim, entidades de defesa do consumidor solicitaram o veto do consignado do Auxílio Brasil por meio de uma manifestação técnica destinada ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O veto

Dessa forma, a solicitação tem como base a Medida Provisória (MP) que prevê o aumento da margem de crédito consignável para empregados celetistas e servidores públicos e também libera a contratação por beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Instituto Defesa Coletiva, que é o autor do pedido de veto ao empréstimo pelo Auxílio Brasil, afirmou por meio de nota que a MP é um desserviço aos consumidores brasileiros.

De acordo com o órgão, o crédito liberado para a população de baixa renda pode aumentar o superendividamento da população brasileira, acentuando mais ainda a crise socioeconômica do Brasil.

“Conceder desenfreados empréstimos consignados para um público que recebe um benefício para lhe retirar da zona de miserabilidade é permitir a barbárie comparada aos tempos feudais, o que, em nosso país, coloca os limites da dignidade da pessoa humana à prova a todo instante”, diz a nota enviada ao presidente.

Para a entidade, a liberação do empréstimo consignado a esse grupo mais pobre viola os princípios da dignidade humana, que garante as necessidades vitais de cada cidadão.

Empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil 

Em suma, o texto que regulamenta a concessão do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil já foi aprovado. Assim, o crédito possibilita que esse público tenha acesso a margem consignável ampliada de 35% para 40%. 

Atualmente, aproximadamente 18,5 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social são beneficiárias do Auxílio Brasil. À vista disso, este público que passará a ter direito ao empréstimo consignado. A estimativa de investimento em crédito consignado para este grupo é de R$ 77 bilhões.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com