O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente nesta quarta-feira (1), uma proposta que previa a suspensão de novos inscritos em cadastros negativos de consumidores, como SPC e Serasa. O ato foi publicado hoje e deve ser analisado por deputados e senadores em sessão conjunta, podendo ser mantido ou derrubado. Saiba mais.

É provável que você também goste:

Como limpar o nome na Serasa em cerca de 7 mil agências dos Correios

Nubank mostra como pedir o cartão na função débito

Cuidado: golpe com o novo saque do FGTS atinge quase 100 mil pessoas. Saiba como se proteger

Bolsonaro veta proposta que suspendia inclusão de nome no SPC/SERASA

O projeto de lei (675/2020), havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 9, previa a suspensão de devedores a partir de 20 março. Entretanto, a matéria foi vetada integralmente por Bolsonaro, conforme publicação no DOU (Diário Oficial da União) nesta quarta (1).

Bolsonaro afirmou que ouviu o Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Economia e a AGU (Advocacia-Geral da União) e, através de sua justificativa, afirmou que a proposta “gera insegurança jurídica ao possibilitar a revisão de atos e relações jurídicas já consolidadas em potencial ofensa à garantia constitucional do ato jurídico previsto no artigo 5º da Constituição”.

O presidente também argumenta que a medida contraria o interesse público diante da potencialidade de prejudicar o funcionamento do mercado de crédito e a eficiência dos sistemas de registro.

O veto será analisado por deputados e senadores em sessão conjunta, podendo ainda ser mantido ou derrubado.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Matéria elaborada com informações da Agência Câmara

Imagem: Marcelo Chello via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos