Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Enem: teve a isenção de taxa negada? Recursos podem ser enviados até hoje (29); confira

0

Hoje, (29) termina o prazo para aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 negado pelo INEP apresentarem o recurso. Aqueles que não tiveram a justificativa de ausência nas provas do Enem 2021 aceitas pelo instituto, também têm somente até hoje para entrar com recurso.

No dia 22 de abril, o Inep divulgou os resultados das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem na Página do Participante, onde é possível conferir se o pedido foi aprovado ou não.

Por meio da Página do Participante é que o estudante deve formalizar o recurso. Sendo que os resultados das análises dos recursos estarão disponíveis no dia 6 de maio.

Justificativa de Ausência Negada

O estudante que justificou a ausência no Enem 2021 e teve o pedido de isenção da taxa negado pelo Inep precisa enviar a documentação que comprove a situação da solicitação, de acordo com o listado no anexo II do edital.  Os documentos deverão ser enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. 

Vale lembrar que todos os documentos devem constar data e assinatura, e não serão aceitos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?

Antes de entrar com o recurso por não ter tido o pedido de isenção da taxa aceito, o estudante deve analisar se realmente ele se enquadra nos requisitos para ter direito ao benefício. Confira:

  • Todos os candidatos devem ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, isto é, R$ 1.818,00 por pessoa da família;
  • Estar cursando a última série do ensino médio em 2022 em escolas públicas;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Ter tido bolsa integral em escolas privadas;
  • Estar em situação de vulnerabilidade econômica, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), neste caso apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar