Entenda o risco em depositar o seu dinheiro na NuConta

Nós entendemos que o Nubank é uma fintech que está crescendo bastante no cenário brasileiro e está se tornando uma das principais alternativas do cartão de crédito tradicional. Com a estratégia de inovar e oferecer soluções financeiras para seus clientes, o Nubank criou a NuConta, uma conta digital de pagamentos. Ela oferece essa conta que alguns serviços se equiparam aos das contas correntes, como, por exemplo, as transferências. No entanto, é importante mencionar que mesmo que seja parecida, ela não é uma conta corrente. Entenda o risco em depositar o seu dinheiro na NuConta. Será que está seguro o seu dinheiro na NuConta?

Atenção: artigo atualizado no dia 22/07/2018 com maiores informações, em correção à publicação original.

Leia também:

Os benefícios dos cartões de crédito VIVO Itaú e VIVO Santander.

Existe cartão de crédito para negativado no SPC ou no SERASA?

FGC: Saiba o que é o Fundo Garantidor de Créditos.

Você deposita o seu dinheiro na NuConta?

Uma das grandes diferenças entre a NuConta e as contas correntes tradicionais, é que, além de não cobrar tarifas, a NuConta faz o seu dinheiro render.

Com isso, o Nubank aplica o seu dinheiro em títulos públicos, sendo mais lucrativo que deixar em uma conta poupança. Todo o dinheiro que entra na NuConta rende automaticamente todos os dias úteis à 100% do CDI.

Fundo Garantidor de Crédito (FGC) vs. Títulos Públicos

As grandes instituições financeiras, normalmente, possuem o Fundo Garantidor de Crédito. Trata-se de um seguro para os bancos e corretoras de investimento. Isso garante que o correntista seja reembolsado em até R$ 250 mil em caso de quebra do banco. Entretanto, a NuConta não possui o FGC, o que significa que você não estará resguardado em caso de falência.

A NuConta é uma modalidade de conta denominada “Conta de Pagamento”. Conforme a regulação vigente pevista pelo Banco Central, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank e só pode ser utilizado para aplicações em Títulos Públicos Federais. Ou seja, esse dinheiro não pode ser emprestado para terceiros ou sequer aplicado em investimentos de risco, por exemplo.

Portanto, mesmo que a NuConta não esteja amparada pelo Fundo Garantidor de Crédito, está garantida pelo Governo Federal. Ou seja, somente essa proteção dispensa qualquer outro tipo de garantia. Confira a legislação detalhada no site do Banco Central do Brasil neste link.

Outra informação muito relevante, é que o Nubank recebeu recentemente autorização para virar um banco, é provável que a fintech conte com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, no futuro.

Considerações Finais

Embora a fintech não possua o FGC, possui a garantia dos seus investimentos pelo Governo Federal. Além disso, a empresa sempre se mostrou como extremamente séria e responsável. Ou seja, seu dinheiro está seguro. Além disso, como foi dito logo acima, é muito provável que em breve a NuConta já esteja com o Fundo Garantidor de Crédito. Isso porque a empresa foi autorizada a virar um banco.

Gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Para acompanhar os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook