Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está na hora de comprar ações do Banco Inter? 

Está na hora de investir nas ações do Banco Inter?

0

O papel do maior banco digital do país atingiu marcas de valorização expressiva nos últimos meses. Apenas em um ano, a ação ordinária do Banco Inter (BIDI3) aumentou seu preço em mais de 400%, muito impulsionada pelos anúncios e intenções da empresa de expandir sua área de atuação.  Mas será que esse é o momento certo para investir em ações do Banco Inter? Saiba mais nesta matéria.

É provável que você também goste: 

Bitz do Bradesco dará até R$ 40 de bônus na semana dos namorados

Anitta e Nubank negociam parceria e ela pode se tornar acionista da empresa

As melhores estratégias para aumento de limite no Nubank, C6 Bank e Banco Inter 

Está na hora de investir em ações do Banco Inter? 

O setor bancário sempre foi um dos mais bem quisto pelos investidores na hora de fazer investimentos na bolsa, e não é difícil descobrir o por quê. Em primeiro lugar, os bancos possuem uma alta porcentagem de lucro líquido, principal marcador de rentabilidade de uma empresa. Do mesmo modo, o setor possui uma dificuldade de entrada considerável em relação a outros tipos de negócios listados na bolsa.  

Sendo assim, a alta rentabilidade e uma certa segurança de competitividade fazem a maioria dos investidores possuírem, pelo menos, uma ação bancária em suas carteiras. 

Todavia, o Banco Inter se encontra em uma posição um tanto quanto diferente dos bancos tradicionais. Sendo reconhecido por ser um dos primeiros bancos digitais do país, ele nadou durante algum tempo em um mercado sem muitos concorrentes, oferecendo contas totalmente digitais sem cobrança de tarifas.  

Tendo isso em vista, o banco rapidamente subiu seu número de contas em atividade, e hoje busca se expandir na área de concessão de crédito e demais serviços bancários.  

Quais indicadores levar em conta na hora de investir? 

Antes de tudo, na hora de considerar adquirir ações na bolsa ou investir em ações do Banco Inter, é necessário se atentar a alguns indicadores importantes. Esses indicadores têm como objetivo informar a situação financeira da empresa e como o negócio está sendo levado pelos executivos e pelo mercado. 

A seguir, veremos alguns indicadores do Banco Inter e explicaremos resumidamente sobre o que eles dizem respeito.  

Aqui se faz importante destacar que o objetivo desse artigo não é fazer indicações de nenhum investimento, e sim informar alguns números da ação para que o leitor saiba mais sobre o estado atual do ativo.  

Antes de mostrar os indicadores, também é importante dizer que todas as comparações foram feitas com as ações ordinárias dos bancos. Sendo assim BIDI3 para o Banco Inter, ITUB3 para o Banco Itaú e BBDC3 para o Banco Bradesco.  

Indicadores de rentabilidade 

ROE: 

O ROE faz uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio liquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já possuí de ativos. 

Dentro dessa perspectiva, o ROE do Banco Inter está na faixa dos 0,54%, o que é um número extremamente baixo parar o setor. Podemos usar como comparativo o mesmo indicador para o Itaú e o Bradesco, por exemplo, dois bancos tradicionais também com o capital aberto. O ROE do Banco Itaú (ITUB3) está no valor de 14,34% e o do Banco Bradesco (BBDC3) é de 13,39%. 

ROIC:  

Por sua vez, o ROIC de uma ação fornece um panorama mais amplo da rentabilidade de uma companhia. A sigla em inglês significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e ele é calculado a partir do Resultado Operacional Liquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa.  

Em contrapartida, o ROIC do Banco Inter se encontra numa posição intermediária em relação ao setor. O banco alcançou 2,98% no indicador, o que é considerável um número bom, mas não excelente, como é o caso do Itaú (8,88%). 

Indicador de Valuation 

O valution é um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Ele explicita a avaliação de valor que o mercado (ou você, se for o caso) tem sobre o valor de determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L.

O P/L de uma ação mostra o preço da ação, dividido pelo lucro da mesma. Assim, ele nos fornece um bom panorama do quanto estamos pagando por cada fração de lucro da empresa. 

Sendo assim, o P/L do Banco Inter está em 2904,24, enquanto o do Banco Itaú está em 12,23 e o do Banco Bradesco em 11,40. Tais diferenças nos números mostram que o mercado detém uma alta expectativas no futuro da empresa, pois está pagando valores muito acima dos resultados atuais.  

Indicador de Dividendos  

Os dividendos são a porcentagem do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, sendo esse uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações. 

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação esta sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas.

Desta forma, o Dividend Yield do Banco Inter está na casa dos 0,07%, o do Banco Itaú se encontra em 2,47% e o do Bradesco em 2,67%.  

Sendo assim, a baixíssima taxa de dividendos em relação aos outros bancos só demonstra o que já havíamos salientado no tópico anterior: uma alta expectativa de retorno futuro do mercado.  

Conclusão sobre as ações do Banco Inter

Em síntese, o mercado hoje está com ótimas previsões para o futuro da companhia. Os múltiplos da ação estão testando suas máximas e ainda não parecem assustar os investidores.  

Com a vantagem de ter sido um dos pioneiros no formato de banco digital, o Banco Inter está alcançando patamares extraordinários para suas ações e, assim, vendo seu patrimônio subir.  

Por fim, no que diz respeito a entrada de novos investidores no ativo, a decisão de investir em ações do Banco Inter é controversa. Do mesmo modo que a expectativa do mercado está alta, a ação já se encontra num preço bastante esticado, o que torna difícil a previsão de retornos em médio e longo prazo para novos aportes.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...