Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: Golpe usa nomes da Caixa e Nubank em falsa transferência Pix

Golpe é realizado através de mensagem eletrônica.

0

Desde a chegada do Pix trazido pelo Banco Central (BC) no final do ano passado, ele já tem sido utilizado como ferramenta para roubar dados de pessoas e até mesmo dinheiro de seus usuários. Um novo golpe tem sido praticado e ele utiliza o nome de bancos consagrados para atrair suas vítimas. 

 Saiba como ocorre o golpe 

Uma mensagem eletrônica é enviada contendo um falso comprovante de envio de PIX para um correntista da Caixa Econômica Federal. Para dar um ar idôneo, eles replicam a logo da instituição financeira, o que pode ser uma grande isca para desavisados.  

O e-mail ainda coloca um nome genérico de remetente e simula ter vindo de uma conta do Nubank, artifício que também é utilizado para disfarçar o ato ilícito.

Esta prática caracteriza uma tentativa de phishing, porém, utilizando o novo método de pagamento Pix, que vem sendo cada vez mais recorrente no Brasil. 

Como se proteger deste tipo de golpe 

O ponto principal ressaltado sobre esse tipo de golpe com e-mail é saber que, em hipótese alguma, as instituições financeiras não utilizarão e-mail, WhatsApp, SMS e afins para informar seu cliente sobre qualquer assunto mais sério. 

Outra forma de se proteger é verificar todo e qualquer tipo de link que tem uma procedência não usual enquanto estiver no seu smartphone. Para aquele que está navegando na internet, evitar clicar, não informar dados pessoais e/ou instalar softwares desconhecidos. 

Não passar dados para terceiros é o processo mais importante de se realizar e seja qualquer dado, desde um login e senha de uma rede social ou até mesmo informações que possam ser consideradas mais sérias como documentos de CPF, RG e outros. 

Se você for vítima de algum tipo de golpe financeiro, faça o boletim de ocorrência e contate seu banco. A instituição terá prazo máximo de 5 dias para revisá-lo. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Antonio Guillem/shutterstock.com

Comentários
Carregando...