Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas dicas farão seu score decolar: veja!

Quer saber como aumentar seu score de crédito? Confira estas dicas e garanta uma boa reputação com as instituições financeiras!

Você sabe o que é o score de crédito? Essa é uma “pontuação” atribuída aos consumidores com base em seus hábitos financeiros. Basicamente, quem tem um histórico positivo quanto à quitação de débitos, cumpre com prazos e não fica endividado possui um score mais elevado.

Esses pontos podem ser muito úteis para o cidadão que precisa de um empréstimo ou um aumento de limite de crédito. Isso porque o score é um dos fatores mais usados pelas instituições bancárias para determinar se podem ou não confiar no cliente.

Da mesma forma, quem não tiver um score atraente pode acabar ficando sem ter o que deseja. Assim, buscar formas de aumentar o score é uma maneira de se prevenir e ser bem visto aos olhos das empresas credoras.

Como funciona o score

O score varia em cada birô de crédito. Caso você não saiba, os birôs são empresas privadas de proteção ao crédito atuantes no Brasil, sendo as maiores delas a Serasa e o SPC. Isso significa que, em cada uma delas, o score do indivíduo pode ser diferente.

No entanto, a forma de aumentar o score é a mesma: tendo um bom comportamento financeiro. Isso se evidencia quando o consumidor cumpre com suas obrigações mensais, pagando as faturas e boletos que chegam e não se deixando endividar.

Aumentando a pontuação

Uma forma eficiente de aumentar a pontuação é concentrando os gastos em um só cartão de crédito e pagando o débito no fim do mês.

Isso por duas razões: quanto mais crédito gastar (e pagar), maior fica sua reputação. A outra razão é puramente prática: as chances de se endividar tendo somente um cartão para usar são menores.

Outra dica importante é o cadastro positivo. Ele é um banco de dados com as informações financeiras dos cidadãos, aberto automaticamente, e pode ser muito útil. O “cadastro negativo” (registro de débitos) já existe de qualquer forma, então, ter um positivo pode ajudar os consumidores a demonstrar sua confiabilidade.

Por fim, o que realmente fará diferença é o compromisso com o crédito e a educação financeira. Práticas como organização de gastos mensais, entendimento acerca da própria realidade financeira e cautela com gastos desnecessários podem ter muita influência para conseguir um score maior.

Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.com