Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas empresas cresceram em 9,4% no terceiro trimestre; veja

Crescimento acumulado do ano até setembro é de 5,1%; saiba mais

De acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), durante o terceiro trimestre, as chamadas PMEs, pequenas e médias empresas, apresentaram um crescimento de 9,4% durante o terceiro trimestre de 2023 em comparação com 2022. Por outro lado, de acordo com o acumulado do ano, as companhias cresceram em 5,1%.

Em suma, o crescimento acumulado é referente ao mesmo período do ano anterior, ou seja, de janeiro a setembro de 2022. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre os resultados das empresas de pequeno e médio porte.

Pequenas e médias empresas cresceram no terceiro trimestre 

tela azul mostrando gráfico de linhas colorido
Imagem: Golden House Images / Shutterstock.com

A situação observada é de um crescimento constante das empresas de pequeno e médio porte ao longo dos últimos meses. Esse cenário se deu pelo aquecimento dos setores industriais e de serviços

Veja também:

Bolsa Família antecipado em novembro; veja se você receberá antes no Caixa Tem

Cabe destacar também que, somente no mês de setembro, a movimentação financeira das PMEs cresceu, em média, 6,9%. Ademais, numa análise mais detalhada, percebe-se que as pequenas e médias empresas do ramo industrial avançaram em 16,8% em movimentação financeira durante o nono mês do ano.

Saiba mais sobre os resultados do terceiro trimestre

É válido ressaltar que a sequência de crescimento das PMEs é também uma consequência do maior controle inflacionário que o país vem tendo. A situação, portanto, é capaz de proporcionar dinamismo no mercado e, como resultado, o crescimento das empresas de menor porte.

Ainda com base no IODE-PMEs, na indústria o crescimento foi observado principalmente em companhias que exercem atividades de impressão e reprodução de gravações, fabricação de produtos químicos, fabricação de produtos alimentícios. Já as empresas do setor de serviços que mais cresceram foram as atividades serviços financeiros, educação e atividades administrativas e serviços complementares.

Imagem: Golden House Images / Shutterstock.com