Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas pequenas coisas vão turbinar seu Score

Conheça algumas dicas que serão úteis para aumentar seu Score e garantir uma vida financeira mais tranquila!

Você sabe o que é o Score de Crédito? Essa pontuação é definida pelas empresas de proteção ao crédito e serve para medir o quão confiável é um consumidor com base em suas hábitos como pagador. Ter um Score alto pode facilitar muito sua vida financeira.

Isso porque o Score é uma das métricas usadas pelos bancos para aceitação de cartão de crédito, aumentos de limite, empréstimos e financiamentos. Quem possui um Score alto tem mais chances de ter suas solicitações aprovadas.

Dito isso, você sabe como se calcula essa pontuação? Cada birô de crédito – como Serasa ou SPC – pode atribuir uma pontuação diferente para a mesma pessoa. No entanto, é provável que a nota seja semelhante, já que os critérios são praticamente os mesmos.

O que influencia no Score?

Existem uma série de critérios utilizados para que se determine o seu Score. Basicamente, o mais importante de todos é aquele relativo à sua responsabilidade financeira.

É precioso ser um pagador comprometido. Isso quer dizer que estar com o nome negativado ou deixar suas faturas atrasarem, se endividando constantemente, afetará bastante a sua pontuação. Pendências em aberto também puxam seus pontos para baixo.

O Score Serasa, especificamente, também considera o número de consultas ao seu CPF como um fator que interfere em seu Score, pois muitas consultas seguidas pode significar que o consumidor fez várias solicitações de crédito – um possível sinal de desorganização financeira, conforme a Serasa.

Aumente seu Score!

Quer garantir um Score mais alto? Antes de mais nada, confira essa lista de práticas que podem te ajudar a ter uma pontuação mais alta:

  • Se livre das dívidas fazendo renegociações com descontos através do Serasa Limpa Nome;
  • Não faça vários pedidos de empréstimos ou aumento de limite seguidos, para evitar um alto número de consultas ao seu CPF;
  • Pague suas contas (luz, internet, fatura do cartão) sempre antes da data de vencimento;
  • Mantenha dados relativos à renda mensal e formas de contato atualizados;
  • Crie relacionamentos de confiança com a sua instituição financeira usando seu cartão de forma responsável e duradoura.

Imagem: Song_about_summer / Shutterstock