Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Etanol x Gasolina: Descubra por que o Etanol está mais barato e sustentável em vários estados brasileiros

Recentemente, foi divulgado um levantamento pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que aponta uma maior competitividade do etanol em comparação à gasolina em diversos estados brasileiros. Essa análise, realizada na semana de 16 a 22 de junho, trouxe novidades interessantes para os motoristas e para o mercado de biocombustíveis.

A pesquisa apontou que, naquela semana, o preço do etanol correspondia a 65,36% do preço da gasolina em média nacional, um indicativo de que abastecer com etanol era mais vantajoso nesses estados. Esse fenômeno foi observado em estados como Acre, Amazonas e São Paulo, além do Distrito Federal, entre outros.

Por que o etanol está mais acessível agora?

preço da gasolina caiu
Imagem: Studio4dich / shutterstock.com

A razão por trás dessa competitividade do etanol pode ser atribuída a diversos fatores. Especialistas do setor energético apontam que, dependendo do tipo de veículo, o etanol pode se mostrar uma opção economicamente viável mesmo quando sua paridade chega a 70% em relação à gasolina.

Isso significa que, mesmo que seja ligeiramente mais caro, o desempenho do combustível no motor pode justificar a diferenciação de custos.

Quais estados apresentam melhor competitividade do Etanol?

  • Acre — 69,41%
  • Amazonas — 68,09%
  • Goiás — 66,21%
  • Mato Grosso — 60,68%
  • Mato Grosso do Sul — 64,13%
  • Minas Gerais — 68,14%
  • Paraná — 65,56%
  • São Paulo — 64,54%
  • Distrito Federal — 65,48%

Na lista acima, podemos notar que Mato Grosso lidera com a maior diferença percentual favorável ao uso de etanol. Isso revela uma tendência de estímulo ao uso de combustíveis renováveis na região.

Como essas informações impactam o consumidor?

Ao entender que o etanol está mais acessível em determinadas regiões, consumidores podem fazer escolhas mais informadas na hora de abastecer. Isso não apenas promove uma economia pessoal, mas também incentiva a produção e o uso de fontes de energia mais sustentáveis.

A competitividade do etanol, portanto, joga a favor de um meio ambiente mais saudável e de um mercado de combustíveis mais diversificado e resiliente.

Veja tmbém:

Claro lança maquininhas de cartão para PMEs e ameaça liderança de mercado

Portanto, se você está em um dos estados mencionados, vale a pena conferir os preços na bomba e considerar o etanol como uma alternativa viável não apenas para o seu bolso, mas também para o planeta. Ao optar por biocombustíveis, você estará contribuindo para a redução da emissão de poluentes e para a economia de recursos não renováveis.

Imagem: Studio4dich / shutterstock.com