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Evite bloqueio: confira o cronograma de ATUALIZAÇÃO do CadÚnico

Governo anuncia calendário para revisão e atualização do CadÚnico a partir de setembro. Clique aqui e saiba quem será chamado!

Governo Federal anuncia novo cronograma para a atualização das informações do CadÚnico. Assim, o governo vai pedir que pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também confirmem os seus dados.

Desde o começo do ano, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está fazendo uma revisão no CadÚnico das pessoas que recebem o Bolsa Família. A primeira etapa dessa avaliação tratou das famílias unipessoais, cujo número aumentou muito nos últimos anos.

Então, nesta nova fase, o objetivo é verificar as informações dos beneficiários do Bolsa Família e das pessoas que recebem o BPC e que fizeram a última atualização de dados em 2018 e 2019.

MDS dividiu o CadÚnico em 3 grupos

A nova etapa da revisão começa em setembro e vai até o ano que vem. Portanto, para facilitar o processo, o MDS dividiu as pessoas que estão no CadÚnico em três grupos diferentes:

  • Público 2: pessoas que recebem o Bolsa Família e/ou BPC, que estão com os dados desatualizados desde 2018 e que tem direito à Tarifa Social de Energia;
  • Público 3: pessoas que recebem o Bolsa Família e/ou BPC, e estão com os dados desatualizados desde 2019;
  • Público 4: pessoas com dados desatualizados desde 2019 e que não recebem nenhum benefício público.
Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico em alusão ao cronograma de atualização.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

As informações do CadÚnico que o governo quer conferir são: a renda familiar e os dados das pessoas que fazem parte da família. Nem todas as pessoas vão precisar participar do processo, por isso, o MDS vai comunicar quem precisar fazer a atualização.

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Calendário da revisão

De acordo com o MDS, o novo calendário de revisão do CadÚnico será o seguinte:

  • Setembro/23: Público 2;
  • Outubro/23: Público 3. Público 2 que não se apresentou tem o benefício bloqueado;
  • Novembro/23: Cancelamento dos benefícios do Público 2 que não se apresentou;
  • Janeiro/24: Bloqueio dos benefícios do Público 3 que não se apresentou;
  • Fevereiro/24: Cancelamento dos benefícios do Público 3;
  • A partir de junho/24: Cadastros sem atualização serão excluídos do CadÚnico.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com