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Exclusivo: Serasa Score mostra uma nota de crédito para você e outra para bancos e empresas

Aqui no Brasil temos 4 gestores de bancos de dados autorizados pelo Banco Central. São eles: SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod. Cada uma destas empresas possui um banco de dados distinto, e utiliza critérios diferentes para o cálculo da nota de crédito do consumidor. Em tese, o score de crédito mostrado ao consumidor deveria ser o mesmo que aparece em uma consulta realizada por empresas na análise de crédito. Entretanto, na Serasa Experian tudo indica que isso não acontece. Nos testes que fizemos aqui pela equipe do site Seu Crédito Digital, há uma diferença BRUTAL entre o Serasa Score que aparece para o consumidor comparando com a pontuação que aparece para as empresas.

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Realizamos algumas consultas, e constatamos que há uma diferença BRUTAL entre o Serasa Score que aparece para o consumidor, comparado com a pontuação que aparece para as empresas. Em todos os testes verificamos que há sempre uma grande diferença, de pelo menos 100 pontos. Entretanto, um dos casos apresentou uma diferença de 562 pontos. Isso é crucial na hora da concessão de crédito por uma instituição financeira ou banco.

Como realizamos a consulta ao Serasa Score (nota de crédito)

Fizemos testes através da consulta ao score de crédito pelo próprio consumidor no site Serasa Consumidor, e foi constatado score de 821 pontos (um score considerado altíssimo) e com risco de inadimplência de apenas 10%. Aqui neste artigo, vamos manter o consumidor em anonimato, por razões óbvias. Confira a imagem logo abaixo, extraída do próprio site da Serasa Consumidor.

Logo em seguida, pagamos pela consulta no site Serasa Empreendedor. Para quem não conhece, quem possui CNPJ é possível comprar pacotes e consultar o CPF de potenciais clientes. Nesta consulta, a nota que apareceu foi de apenas 259 pontos, considerado de alto risco e com a recomendação de venda à vista, pelas grandes chances de não pagamento ou pagamento com atraso. Confira a imagem logo a seguir.

Posicionamento da Serasa Experian

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Serasa Consumidor e estamos aguardando uma nota oficial sobre o caso. Assim que tivermos maiores informações, estaremos atualizando este artigo.

Atualização: infelizmente,não obtivemos retorno da Serasa Consumidor desde a elaboração deste artigo até hoje, dia 30 de janeiro de 2020. Portanto, a empresa não se teve interesse em se manifestar.

Considerações finais

Cabe ressaltar que o assunto é grave e pode impactar negativamente na concessão de crédito do consumidor. Além disso, o consumidor não tem acesso a sua real nota de crédito. De acordo com o que está previsto na Lei 12.414 alterada pela lei Complementar 166/2019, o consumidor tem o direito de:

“acessar gratuitamente, independentemente de justificativa, as informações sobre ele existentes no banco de dados, inclusive seu histórico e sua nota ou pontuação de crédito, cabendo ao gestor manter sistemas seguros, por telefone ou por meio eletrônico, de consulta às informações pelo cadastrado;”

Portanto, existem divergências entre a nota de crédito mostrada ao consumidor e a disponibilizada às empresas, e isso fere o que está definido na nova Lei do Cadastro Positivo.

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Imagem: TierneyMJ via shutterstock.com