Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe consórcio para cirurgia bariátrica? Entenda como funciona

Além de ajudar na aquisição de bens, um consórcio também pode ser usado para fazer uma cirurgia bariátrica. Confira os detalhes.

O consórcio para cirurgia bariátrica faz parte do segmento de serviços e tem crescido consideravelmente devido a sua acessibilidade de crédito. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), cerca de 18,9% dos consórcios do segmento são voltados para procedimentos de saúde e estética, incluindo a bariátrica.

Desse modo, trata-se de um autofinanciamento coletivo onde os participantes contribuem mensalmente para um fundo comum. Este fundo é utilizado para a contemplação de um ou mais consorciados por meio de sorteios ou lances. Assim, para conferir em detalhes como um consórcio para cirurgia bariátrica funciona, continue a leitura.

Como o consórcio para cirurgia bariátrica funciona

O primeiro passo é buscar uma administradora de consórcios confiável e com boas referências de mercado. Após a escolha, o cliente define o valor que deseja para a realização da cirurgia e a quantidade de parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Após a adesão, o pagamento das parcelas se inicia e são realizados sorteios mensais para a contemplação dos participantes.

Assim, vale ressaltar que a carta de crédito só é liberada após a contemplação, seja por sorteio ou por lance. É importante lembrar que, apesar de não haver restrição para adesão ao consórcio em casos de nome sujo, a carta de crédito fica bloqueada até a regularização do CPF do contemplado.

cirurgia
Imagem: @stefamerpik / Freepik

Outra característica é a flexibilidade de redirecionamento da carta de crédito dentro do mesmo segmento de serviços. Dessa forma, o cliente que contratou o consórcio para uma cirurgia bariátrica, poderá optar por outro procedimento dentro do mesmo setor.

Taxas e reajustes

A grande vantagem neste tipo de consórcio é a ausência de juros, uma vez que não se configura como um empréstimo, mas sim uma forma de poupança conjunta. Apesar disso, é importante saber que existem outras formas de cobranças.

Sabendo que o consórcio não consiste em um empréstimo, ainda assim há o pagamento de uma taxa de administração para a empresa responsável pela gestão do consórcio. Porém, em comparação aos juros cobrados em um financiamento, o consórcio tende a ser mais vantajoso.

Desse modo, o valor da carta de crédito é reajustado anualmente para que não haja perda do poder de compra do consorciado. Consequentemente, o valor da prestação também sofre alteração.

Por fim, com essas informações é possível tomar uma decisão mais embasada sobre a adesão ao consórcio para cirurgia bariátrica. Avalie as condições, a confiabilidade da administradora e verifique se essa é a melhor opção financeira para você.

Imagem: @stefamerpik / Freepik