Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Febraban revela dicas para aumentar o valor da reserva de emergência; confira

O valor da reserva de emergência pode ser ampliado de diferentes formas para auxiliar nas situações financeiras inesperadas. Veja!

Ter uma reserva de emergência é uma das principais recomendações quando se trata de educação financeira. No entanto, nem sempre isso é possível para todos. Ou, quando é viável, fica muito difícil conseguir chegar a uma quantia satisfatória. Para facilitar esse processo, porém, existem algumas medidas que podem ser tomadas. 

Conforme a Febraban, uma das opções para ampliar o valor da reserva é investir. Atualmente, existem diversos tipos de aplicações simples e que rendem mesmo com o dinheiro parado.

Para ampliar o valor da reserva de emergência com o passar do tempo, podemos começar a investi-la. De modo geral, é preciso fazer isso em renda fixa para reduzir os riscos, afinal, a ideia é não esgotar a reserva.

Opções de investimentos para a reserva

Assim sendo, a Febraban indica as seguintes opções de investimentos para criar uma reserva de emergência:

  • Tesouro Selic;
  • CDB com liquidez diária;
  • Fundos de Renda Fixa Referenciados DI (Fundos DI). 

Tais possibilidades são de renda fixa e podem oferecer rendimentos de forma mais segura. Por isso, são considerados ideais para construir a reserva e ver o dinheiro aumentar com o passar do tempo.

Veja também:

3 golpes que têm causado pânico nos motoristas

Importância da reserva de emergência 

De acordo com o que aponta a Febraban, são diversos os motivos que mostram a importância de ter uma reserva de emergência. Confira, a seguir, as principais:

  • Ter uma reserva pode evitar estresse;
  • Não é preciso recorrer ao mercado de crédito e pagar juros altos;
  • Perda inesperada de um emprego pode ser menos problemática;
  • Ao surgir uma doença, é possível usar o montante para arcar com despesas médicas;
  • A reserva pode ser usada para manutenção de bens materiais que podem exigir reparo. 
Porquinho de dinheiro
Imagem: Nattakorn_Maneerat / shutterstock.com

Ou seja, com a reserva, você pode evitar problemas maiores, além dos financeiros, e se organizar melhor diante das adversidades.

Imagem: Nattakorn_Maneerat / shutterstock.com