Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: apps falsos aplicam golpe em usuários que consultam saque extraordinário

Na última sexta-feira, dia 8 de abril, foi disponibilizada a consulta ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através de um novo aplicativo. Por meio da ferramenta, o trabalhador poderá consultar se tem dinheiro disponível para realizar o saque extraordinário. 

Entretanto, bandidos vêm se aproveitando para aplicarem golpes virtuais através de plataformas falsas na internet. No momento em que o trabalhador baixa esses aplicativos, abre a possibilidade dos bandidos terem acesso a suas informações pessoais e a seus contatos. Dessa forma, é importante estar atento e ter cuidado.

É provável que você também goste:

Usuários reclamam de nova versão do app para consulta ao saque extraordinário do FGTS 2022

16 casos em que você pode pedir o saque do FGTS

Como evitar cair no golpe?

A primeira e principal atitude a ser tomada é conferir quem é o desenvolvedor do aplicativo antes de fazer o download. Dessa maneira, o usuário certifica-se de que realmente se trata de uma plataforma digital, desenvolvida pela Caixa Econômica Federal ou por outro órgão do governo federal.

Outra alternativa é acessar o site da instituição que criou o aplicativo, que já é conhecido, e lá procurar pelo link que leva à loja virtual para efetuar o download.

A Caixa destaca que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais, além de não enviar links ou solicitar confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Se o trabalhador já tiver feito o download do aplicativo falso, é orientado a desinstalação imediata. E, caso já tenha inserido informações pessoais, é preciso cuidado, pois pode ser alvo de tentativas de phishing (roubo virtual de informações, como senha de banco) e extorsão.

Como consultar o valor do FGTS?

Desde o dia 8 de abril, a consulta do valor disponível pode ser realizada por meio do aplicativo do FGTS. Para consultar, basta seguir o passo a passo:

  • Baixar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Informar o número do CPF;
  • Digitar a senha ou efetuar o cadastro;
  • Clicar nos valores do FGTS da conta ativa ou inativa;
  • Para visualizar todas as empresas, clicar em “Todas as Contas”;
  • Pronto! Verifique o saldo e, caso queira, baixe o extrato em PDF.

No aplicativo é possível realizar as seguintes operações:

  • Consulta da data do crédito na conta poupança social digital;
  • Efetuar mudanças cadastrais para a criação da conta poupança digital;
  • Consulta do valor a ser creditado;
  • Comunicar que não deseja receber o dinheiro;
  • Requerer o retorno do valor creditado para a conta FGTS.

Além do aplicativo, também é possível realizar a consulta do saldo no balcão de atendimento das agências da Caixa ou pelo site da instituição.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com