Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: como consultar e sacar o fundo

Saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ajudar em momentos de urgência ou planejamento de financiamentos ou empréstimos

As possibilidades de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ajudar em momentos de urgência ou mesmo no planejamento de financiamentos ou empréstimos. Mas geralmente há dúvidas sobre como consultar o fundo ou mesmo movimentá-lo.

Vale lembrar que o FGTS é um benefício garantido a todos os trabalhadores com registro baseado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), trabalhadores domésticos e rurais, temporários, intermitentes e avulsos, safreiros, trabalhadores rurais que atuam somente no período de colheita e atletas profissionais.

Saques do benefício, entretanto, só podem ser feitos em situações específicas, como demissões sem justa causa, saque-aniversário ou saque extraordinário.

E se você quer ter ideia de qual valor possui no FGTS, conferir seus depósitos, possibilidades de saque e demais serviços com o benefício, é só continuar lendo esse artigo.

Como funciona o FGTS

Primeiramente, vamos entender os princípios básicos de funcionamento do FGTS, que busca trazer segurança e dar garantias aos trabalhadores demitidos.

O FGTS é pago diretamente pelos empregadores, sem qualquer desconto na folha salarial. Isso significa que o valor de referência de 8% do salário não é retirado do pagamento, é um depósito obrigatório que a empresa deve fazer.

Quem administra o fundo com todos esses depósitos é o chamado Conselho Curador. Essa é uma entidade tripartite formada por entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e de representantes do Governo Federal.

Ao mesmo tempo, a Caixa atua como o Agente Operador dos recursos que são depositados no fundo. É por meio do banco público que boa parte das informações pessoais sobre o FGTS podem ser consultadas e as dúvidas esclarecidas.

Neste artigo, explicamos o que é o FGTS e quais são as possibilidades de benefício!

Informações de calendário

Algumas possibilidades de saque do FGTS dependem de um calendário, o que acaba gerando dúvidas, em relação aos prazos. Mas esse não pode ser um motivo de preocupação.

A melhor forma de não errar e encontrar essa informação com credibilidade é por meio dos próprios canais oficiais da Caixa, seja o site do próprio FGTS ou do banco.

Mas a base é simples. No caso de optantes pelo saque-aniversário, o calendário segue exatamente o mês de nascimento do beneficiário. Portanto, desde o começo do mês de aniversário já é possível fazer o saque.

No caso do saque extraordinário, os depósitos começaram em abril, e os depósitos ocorreram no decorrer dos meses seguintes, em dias indicados pela Caixa.

Sempre que algum caso desse ocorrer, busque pelas orientações em canais oficiais.

Canais de atendimento sobre o FGTS

Mesmo assim, muitas pessoas podem seguir com dúvidas sobre o funcionamento do FGTS ou mesmo com reclamações e preocupações sobre a sua conta. Por isso, existem canais de atendimento dedicados a esses casos.

O atendimento do FGTS é feito por meio do número 0800 726 0207, canal de dúvidas e consultas. Além disso, os canais da ouvidoria são 0800 725 7474 e 0800 726 2492, no caso de deficientes auditivos. No mais, também é possível fazer contato pelo fale conosco da Caixa.

Em casos de denúncias ou problemas específicos que devem ser resolvidas pela instância federal responsável, é necessário ligar para o Ministério do Trabalho. O número de contato é 158. Também é possível acessá-los pelo site.

Ainda é possível resolver problemas relacionados ao FGTS em agências da Caixa pelo Brasil, postos de atendimento e com representantes do banco.

Como consultar o FGTS

Se não houver nenhum problema em relação ao FGTS ou se as dúvidas tem relação com saques, extratos, depósitos ou saldo, existem alguns canais possíveis, e práticos, para conseguir fazer as consultas.

Aplicativo do FGTS

Até pouco tempo atrás, era possível acessar informações sobre o próprio FGTS por meio do site da Caixa e pelo aplicativo do FGTS. A opção pelo site, que demandava o número do PIS, nem sempre conhecido pela população, já não está mais em uso.

Hoje, quem deseja consultar o saldo online pode utilizar o próprio aplicativo, que garante diversas facilidades.

Para cadastrar-se, são necessárias informações básicas, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Após definir uma senha e confirmar o cadastro por e-mail, já é possível acessar o aplicativo.

Além de consultar o saldo atual, o aplicativo também permite a consulta do extrato. Isso é uma forma do trabalhador conferir se o empregador está fazendo os depósitos corretamente, além de ver a evolução do rendimento. Atualmente, o dinheiro que fica no fundo tem uma atualização monetária mensal de 3% ao ano.

Também pelo aplicativo é possível alterar a opção de saque do benefício. Como padrão, o registro no FGTS é na modalidade saque-rescisão. Contudo, quem deseja alterar para o saque-aniversário consegue fazer a troca no próprio app.

No caso de um saque, o aplicativo do FGTS permite que o beneficiário adicione a conta bancária em que deseja receber o depósito, caso esse dado ainda não esteja atualizado. O processo é simples, e a liberação costuma demorar 3 dias úteis.

No app do FGTS, o beneficiário também consegue permitir que os bancos acessem o saldo do fundo para consulta. Essa possibilidade serve para quem deseja pedir um empréstimo ou financiamento utilizando o valor.

Correntistas da Caixa podem associar automaticamente a sua conta ao aplicativo.

Internet Banking

Quem possui uma conta Caixa e utiliza o serviço de Internet Banking tem a facilidade de acessar o FGTS por meio do aplicativo bancário. Nesse caso, é possível verificar o saldo e o extrato do aplicativo.

Mensagens de texto

Por meio do aplicativo do FGTS, é possível aderir ao serviço de SMS que atualiza as informações sobre o fundo. A opção “Mais”, disponível na barra inferior do aplicativo, abre um menu com a linha “SMS”.

A pessoa que deseja acessar o serviço deve atualizar o próprio endereço. Depois disso, mensagens mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador, bem como SMS semestrais com o saldo do fundo serão enviados. A Caixa também alertará quando houver possibilidade de saque.

Salas de autoatendimento

Com um Cartão Cidadão e sua senha, também é possível verificar o extrato do FGTS por meio das salas de autoatendimento da Caixa, que podem ser acessados nas agências ou mesmo em serviços de terminais 24 horas.

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com