Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saldo do FGTS pode ser usado como garantia em empréstimos?

Afinal, o saldo do FGTS pode ser utilizado para ser garantia em empréstimo? Tire sua dúvida!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quem recebe o FGTS talvez não saiba todas as possibilidades de resgate deste valor. Além do mais comum, que é a demissão sem justa causa, também é possível retirar o dinheiro do FGTS em outros tipos de ocasiões. Uma dessas ocasiões é quando você decide comprar um imóvel próprio.

Nesta matéria, falaremos sobre o uso do FGTS como garantia em empréstimos. Portanto, para saber mais, continue a leitura.

Saldo do FGTS: é possível usar o valor como garantia de empréstimo

Então, conforme explicamos, o dinheiro do FGTS pode ser usado de diversas maneiras. Uma dessas possibilidades, por exemplo, é solicitar o resgate antecipado do saque aniversário do FGTS. Também é possível comprar ações com parte dos recursos. Isso já aconteceu com os papéis da Petrobras e da mineradora Vale.

De acordo com pesquisa feita pela Serasa e pelo Banco Pan, apesar de 92% dos trabalhadores brasileiros afirmarem conhecer o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 33% ainda não sabem em que condições podem utilizar o próprio dinheiro.

Mas, agora o leque de possibilidades também se ampliou com a parceria do Serasa com um banco privado. Nesse caso, você pode solicitar um empréstimo tendo o saldo do FGTS como avalista.

Nesse sentido, o valor mínimo a ser solicitado é de R$ 400, e o teto de R$ 50 mil. Os juros são de 1,69% ao mês. Além disso, pessoas com nome negativado também podem solicitar o crédito.

Segundo a orientadora financeira Nathália Rodrigues para o site SBT News, esse tipo de saque do FGTS pode ser uma boa alternativa já que não envolve o salário do trabalhador.

“É uma boa opção porque não compromete com o orçamento salário, não desconta do salário, vindo do FGTS, e não pega toda a porcentagem do valor que você possui lá”, afirmou Nathália.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com