Ficar com o nome sujo é um grande problema para a vida financeira de qualquer pessoa. Com restrição no CPF, o consumidor deixa de conseguir empréstimos, cartões de crédito e financiamentos. Mas uma preocupação de boa parte dos recém negativados é se com essa restrição, os cartões de crédito que a pessoa já tem serão bloqueados. Afinal, ficar negativado no SPC ou Serasa faz você perder o cartão de crédito?

Clientes da Claro agora podem fazer empréstimo pessoal de até R$ 10 mil.

Cartão Play aprova sem comprovação de renda, com score baixo e você fica livre de anuidade.

Os números assustam. São mais de 63,4 milhões de brasileiros com o nome sujo no SPC ou no Serasa. Ou seja, mais de 40% da população economicamente ativa está endividada. Com o nome sujo no SPC ou Serasa, o consumidor fica restrito, com pouquíssimas opções de crédito, e cá entre nós, difíceis de conseguir.

Mas, será que você pode perder o cartão de crédito que adquiriu antes da negativação, ou ele continua ativo? A instituição financeira responsável bloqueia o cartão ao perceber as dívidas em atraso do cliente?

Quem entra no SPC ou Serasa perde seus cartões de crédito?

Não, você não pode perder o cartão de crédito ao ficar negativado. Antes de mais nada, saiba que o SPC e o Serasa são coisas diferentes. Explicamos aqui neste artigo, e se você quiser entender melhor as diferenças, recomendo a leitura.

Mas em resumo, a diferença entre o SPC e o Serasa é que enquanto o SPC fornece às empresas de crédito informações sobre suas atividades financeiras junto ao setor comercial, como as lojas. Já o Serasa Experian fornece as informações sobre o comportamento financeiro dos consumidores nas empresas da área financeira, como os bancos. O SPC Brasil é ligado à Câmaras de Dirigentes Lojistas, enquanto o Serasa Experian é da empresa francesa Experian.

Diferença entre ficar negativado no SPC e Serasa

Portanto, é provável que você não vai perder o cartão de crédito ao ficar negativado, desde que não fique devendo a fatura deste cartão. Quem já possui cartão de crédito e outros empréstimos pode continuar usando o serviço. Afinal, a instituição financeira não pode cortar um serviço que o cliente já contratou, nem alterar as regras do contrato sem avisar com antecedência. Claro, isso se você honrar suas dívidas junto à esta instituição financeira. Além disso, é provável que ao ficar negativado no SPC, devido um atraso de dívida junto à lojas ou mesmo operadoras de telefonia, você não vai perder o cartão de crédito.

Mas lembramos que isso é relativo. Além disso, a negativação afeta seu score, o que pode prejudicar a solicitação de um novo cartão de crédito, ou até mesmo um aumento de limite.

Porém, no caso de você ficar negativado em um produto financeiro de banco, como um empréstimo, financiamento ou até mesmo outro cartão de crédito, você pode sim perder o cartão de crédito já adquirido junto à essa instituição ou banco.

Perder o crediário

Eu já vi uma pessoa que ficou negativada no Serasa, com inadimplência de empréstimo e cartão de crédito, não perder o cartão de crédito que tinha junto à outro banco (diferente do banco em que ficou negativado), mas perder um crediário em uma loja (SPC). Isso prova que depende muito da política da financeira ou do banco. Essa pessoa que conheço, mesmo inadimplente, ainda teve aumento de limite no seu cartão de crédito, que continuou ativo. Isso aconteceu porque para aquele cartão, a pessoa era um bom pagador (ou seja, pagava em dia, o valor inteiro das faturas, e usava bastante o cartão).

Mantenha seu nome limpo

Então, como eu falei, o banco ou instituição financeira não tem o direito de bloquear seu crédito no caso do seu nome ficar junto ao SPC e Serasa. Isso se você estiver pagando seu cartão de crédito em dia. Mas você pode deixar de ter aumento de limite. Agora, o serviço que foi contratado, não pode ser cancelado por causa do CPF negativado.

O ideal é você não deixar de pagar suas contas em dia, e se necessário, utilizar até mesmo um empréstimo para pagar as contas. Afinal, após seu CPF visitar o cadastro de inadimplentes no Serasa ou SPC, a dificuldade de aumentar o score é grande.

Esteja sempre atento às datas de vencimentos de suas contas, e no caso de você ser um esquecido, vale a pena colocar o máximo de contas possíveis no débito automático. Além disso, evite gastar o que você não tem. Evite comprar coisas desnecessárias. E principalmente, sempre tenha uma reserva de dinheiro para o caso de um momento de “aperto”, ou quando surge gastos imprevistos. Essas medidas devem evitar que você tenha problemas.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.