Modalidade de financiamento da Caixa usando IPCA atinge 20% dos novos créditos
A Caixa Econômica Federal lançou, recentemente, uma nova opção de crédito imobiliário: que utiliza o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como base para definir os juros. A média é de 4,95% ao ano acrescido da inflação no período, variando conforme o perfil do cliente que realiza a contratação.
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Modalidade de financiamentos da Caixa usando IPCA atinge 20% dos novos créditos
Desde o lançamento da nova opção de crédito imobiliário, 20% das novas contratações de financiamento de imóveis feitas por intermédio da rede, utilizaram essa nova modalidade de crédito. Os resultados consideram as contratações ralizadas via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Já se passaram 21 dias úteis desde o início da utilização dessa modalidade. Nesse período há registros de R$ 300 milhões de contratos fechados e outros R$ 6 bilhões em análise pelo banco.
Taxa Referencial (TR) ainda é utilizada pelo banco
O banco ainda utiliza a opção da Taxa Referencial (TR), atualmente zerada, mais juros que variam entre 8,5% e 9,5%. Entretanto, ela perdeu suas vantagens se comparadas as opções do IPCA que varia de 3% a 4% ao ano, mais aplicação de juros fixos. Estes adicionais também são menores, de 3,25% a 4,95%, fazendo com que a modalidade alcance no máximo 8,45%, ficando abaixo da TR.
Por fim, as informações sobre a adesão dos clientes foi realizada por Mateus Sinibaldi, diretor de habitação da Caixa, durante o evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e do Grupo Dória, na manhã da última terça-feira (24). Ele aproveitou para informar que o uso dos juros dependem do perfil do cliente, e que é interessante analisar as condições impostas nas duas linhas de financiamento.
Executivo esclareceu se o crédito imobiliário é mais vantajoso para o cliente
“Reforçando: é uma alternativa para o cliente”, disse Sinibaldi. “Para quem pretende amortizar o financiamento em seis, sete ou oito anos, o IPCA é disparadamente a melhor opção. Já quem tem maior instabilidade, está olhando para os prazos de 360 meses, 240 meses, vale analisar mais fundo o perfil do cliente. Deixamos isso bem claro ao comercializar o produto”, disse.
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