Fintech que atua de forma 100% remota desde 2016 dá 5 dicas de gestão online

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A fintech Husky nasceu e permaneceu remota, mas nem por isso deixou de crescer exponencialmente. Em 2016, ano em que foi fundada, eram somente três pessoas que faziam parte do time, a Carol Florian (Business Development), o Tiago Santos (CEO) e o Maurício Carvalho (CTO). Atualmente a empresa é composta por 10 profissionais que trabalham remotamente de diversos lugares do país, como Maceió, Belo Horizonte, São Paulo, Uberlândia e Goiânia.

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Dicas de gestão online da Husky

Mesmo com uma equipe enxuta, a startup já movimentou quase R$ 200 milhões desde o lançamento da plataforma, que presta serviço de câmbio ágil e com taxa justa tornando invisível a burocracia para profissionais que prestam serviços ao exterior.

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Por meio do código zero, que consiste em ajustes do software baseados no feedback dos clientes e com toda equipe atuando no suporte técnico, a empresa é capaz de resolver problemas de clientes de forma definitiva, tornando o software cada vez mais robusto e alcançando um dos maiores índices de NPS (Net Promoter Score) do mercado. Essa métrica, que avalia a lealdade da base de clientes, da Husky é 82, sendo 100 a nota máxima. Essa nota sem dúvida está muito acima da média para serviços bancários, que fica em torno de 32.

Essa credibilidade da empresa em resolver os problemas de seus clientes também é interna, já que a Husky valoriza seu próprio time ao oferecer remuneração altamente competitiva, promove uma gestão horizontal e prioriza jornadas de trabalho equilibradas. Liberdade e qualidade de vida são valores fundamentais da fintech, e o trabalho remoto reforça esses temas no dia a dia do time.

Tiago Santos, cofundador e CEO da Husky, listou algumas dicas de como gerir o time à distância. Confira a seguir:

1 – Comunicação assíncrona facilita a gestão remota

A comunicação assíncrona é a que permite que o relacionamento entre as partes se dê na medida em que as pessoas tenham tempo disponível. Além de permitir que os colaboradores criem sua própria agenda e possam decidir o momento mais produtivo de seus dias, isso reduz interrupções. Para que isso aconteça, é importante definir as tarefas semanais. A Husky realiza uma reunião geral com todo o time às quartas-feiras. Nela, cada colaborador comenta as tarefas que conseguiu cumprir e sinaliza quais tarefas terá na próxima semana. É o momento também de já sinalizar precisará de ajuda. Assim, todos saem alinhados, sabendo o que precisa ser feito até a próxima semana. Isso já reduz bastante a necessidade de conversas urgentes.

2 – Confiança é a base de tudo

A base do trabalho remoto é a confiança. Não tente replicar o ambiente do escritório, pois além de frustrante, faz a empresa perder tempo tentando controlar rotinas, em vez de resultados. Deixe o profissional trabalhar no horário que preferir, afinal isso te dá até mais autoridade para cobrar resultados depois.

3 – Menos reuniões, mais resultados

O trabalho, de fato, só pode ser executado quando o indivíduo tem tempo para trabalhar. Se você faz uma reunião de uma hora com 5 pessoas, na verdade seu time “gastou” 5 horas naquela reunião. Portanto, prefira a comunicação assíncrona e avalie com base em resultados. Deixe as pessoas trabalharem!

4 – Testes remunerados facilitam boas contratações

A melhor forma de recrutar é proporcionar um período de teste remunerado. Na Husky, os perfis são selecionados e, depois de uma ou duas rodadas de entrevistas, a empresa faz uma proposta de trabalho temporário – com jornadas de 40h a 80h. Em outras palavras, é praticamente como ter um freelancer. Durante esse período, tanto a empresa quanto o candidato têm uma noção mais real de como funcionaria. Só depois disso é feita a decisão final pela contratação ou não.

5 – Cada canal no seu quadrado

De nada adianta ter Slack, Skype, e-mail ou até Whatsapp, se você não definir bem o propósito de cada canal. Deixe clara a finalidade de cada um e o grau de urgência necessário para recorrer. Na Husky, por exemplo, o Telegram serve para mensagens urgentes, como: “estamos esperando você na call” ou “pode dar uma olhada no suporte, por favor?”.

Sobre a Husky

Fundada em abril de 2016, a Husky é uma fintech que se encarrega de tarefas burocráticas para que profissionais remotos possam se concentrar em suas carreiras, reunindo serviços integrados de contabilidade, administração financeira e câmbio. Atualmente conta com cerca de 3500 clientes e já movimentou cerca de R$ 200 milhões em sua plataforma. Foi eleita a melhor startup do Startup Chile em 2017 e do Parallel 18 em 2018. Confira mais informações no site oficial da empresa.

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