Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fiscalização PIX: Receita intensifica cruzamento de dados

A Receita Federal está intensificando a fiscalização do Pix a partir de um sistema que faz cruzamento de dados. Entenda!

A Receita Federal está aumentando a fiscalização em razão da popularidade crescente do Pix. Logo, novas preocupações sobre a sonegação fiscal surgem, especialmente entre micro e pequenas empresas. Assim, o Fisco está utilizando o sistema SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) para monitorar e cruzar as transações realizadas por este sistema de transferências instantâneas.

Assim, isso representa um desafio para empresas e contribuintes, já que é essencial manter os registros contábeis sempre atualizados e precisos. A Receita Federal, por sua vez, utiliza esses dados para suas ações de cobrança e autuação. Continue a leitura!

Receita Federal intensifica fiscalização do Pix para micro e pequenas empresas

Receita Federal e cédulas
Imagem: Mehaniq / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A e-Financeira é uma ferramenta que fornece à Receita Federal informações consolidadas sobre as transações financeiras dos contribuintes, incluindo o Pix. Embora a legislação de sigilo bancário limite o acesso direto aos dados de pagamento e recebimento, as informações coletadas através da e-Financeira permitem um controle mais eficaz na identificação de possíveis irregularidades tributárias.

Por sua vez, a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (CONAMPE) enfatiza a importância da gestão contábil adequada e da legalidade na contabilidade das empresas como uma forma de evitar futuras penalidades.

Em colaboração com organizações como o Sebrae, a CONAMPE fornece suporte e orientações para garantir que as empresas estejam em conformidade com as regulamentações fiscais. Além disso, destacam a necessidade dos empresários estarem atentos às suas obrigações contábeis e legais, em busca de segurança e estabilidade financeira para seus empreendimentos.

Saiba mais sobre o SPED

Dessa forma, o SPED foi concebido para simplificar o cumprimento das obrigações acessórias das empresas em relação à escrituração contábil e fiscal. Ainda, ele também unifica e padroniza as informações em âmbito federal, estadual e municipal.

Veja também:

Revista elege o Banco Central do Brasil como o melhor do mundo!

Portanto, isso também auxilia na facilitação da fiscalização de transações, incluindo o Pix, por parte dos órgãos competentes, oferecendo mais transparência e eficácia nos processos.

Imagem: Mehaniq / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital