Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fotos de catadora que passou faixa para Lula geram polêmica

Fotos de catadora que passou faixa para o presidente Lula durante a posse geram polêmica na internet. Entenda o caso.

Catadora que passou faixa para Lula está sendo criticada na internet depois que internautas descobriram fotos suas na Europa. Aline Sousa é presidente de uma cooperativa de catadores e chamou a atenção na posse do novo presidente. 

O ex-presidente, Jair Bolsonaro, não compareceu à posse do novo presidente eleito em 1º de janeiro. Assim, a tradicional entrega da faixa foi feita de forma inusitada por “representantes do povo”. 

Dessa forma, coube a Aline Sousa, 33 anos, presidente da Central de Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF, o papel de colocar a faixa no novo presidente. 

Entretanto, a catadora que passou a faixa para Lula começou a sofrer ataques nas suas redes sociais. Isso porque ela publicou fotos de uma viagem feita à Itália. 

Catadora que passou faixa para Lula gera polêmica com fotos na Europa

Aline tem um vídeo em seu Instagram, de um compilado de fotos em paisagens na Itália.

Nas fotos da catadora tiradas durante sua viagem à Europa há diversos ataques, críticas e deboches sobre a situação e a sua profissão. Por exemplo:

Entrega um currículo meu pra catar lixo e conseguir viajar pra Europa

Além disso, parte dos internautas questionam como ela teria conseguido dinheiro para viajar para Europa e porque ela continua atuando como catadora depois de tanto tempo.

Diante da repercussão das fotos, a catadora que passou faixa para Lula publicou um vídeo na quarta-feira (4) para explicar a situação. Na legenda, ela se mostra triste com o julgamento que recebeu. 

De acordo com ela:

Infelizmente, vivemos em uma sociedade, em uma “era digital”, onde as pessoas se sentem no direito de tirar conclusões e julgar outras pessoas com base no que existe de mais superficial!

Viagem para a Europa

Em vídeo publicado pela catadora que passou faixa para Lula, ela explica como e porque foi para a Itália. Assim, a viagem teria sido um intercâmbio para a troca de conhecimento sobre reciclagem. 

De acordo com Aline, representantes de várias centrais participaram da viagem que tinha como objetivo conhecer o sistema Lixo Zero, suas metodologias e sistema de implantação. 

Além disso, ela deixou claro que não pagou pela viagem. Já que a viagem foi realizada pelo apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal e da deputada federal Bia Kicis (PL).

Imagem: Reprodução/Instagram