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Fraude digital na Serasa: saiba como denunciar

Com o aumento no número de fraudes digitais, a Serasa disponibiliza uma ferramenta para denúncias. Saiba mais!

 A Serasa conta uma ferramenta que permite ao usuário denunciar sites e perfis falsos relacionados a fraudes diretamente para a empresa. Sendo assim, é possível atuar rapidamente na identificação e bloqueio desses ambientes fraudulentos, o que fornece uma maior proteção para os consumidores. 

A ferramenta disponibilizada pela empresa possibilita que o usuário envie a URL de sites e redes sociais suspeitos para análise. Com essa iniciativa, pretendem aumentar a velocidade de reação contra esses golpes, protegendo, assim, a população. 

Como fazer a denúncia pela Serasa?

Para fazer sua denúncia de fraude por meio da plataforma da Serasa, o usuário precisa apenas copiar a URL suspeita e colar no campo “Copie e cole o link aqui” na página. O usuário pode fazer a denúncia através deste link.

O serviço também permite denunciar perfis suspeitos de WhatsApp. No entanto, para isso, é necessário algum cuidado extra. O usuário precisa incluir o número completo ao lado do seguinte texto: “https://api.whatsapp.com/send?phone=” seguido do número suspeito. 

Importante reforçar: ao se deparar com sites, e-mails suspeitos ou até mesmo perfis nas redes sociais que se passam por outras pessoas ou empresas, não forneça seus dados pessoais antes de verificar a veracidade para evitar possíveis fraudes, indica a Serasa.

Serasa fala sobre aumento de fraudes no Brasil
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Como evitar golpes em compras online?

Cada vez mais a compra de produtos e serviços é realizada através de plataformas digitais. Mas, junto com a comodidade, surgem também as possibilidades de fraudes.  Segundo o Instituto de Segurança Pública, as principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. 

Por isso, para evitar este tipo de situação, a Serasa dá as seguintes dicas:

  • Pesquise a reputação da empresa;
  • Verifique a Certificação Digital;
  • Peça indicações;
  • Tenha acesso aos contatos oficiais da empresa;
  • Leia a política do site;
  • Evite promoções que parecem boas demais para ser verdade. 

Finalmente, para eventuais questionamentos futuros, é importante guardar os comprovantes das compras, como telas de pagamento, códigos de confirmação e e-mails de transação.

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com