Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fundos do Nubank completam 1 ano, mas renderam menos do que poupança e a conta do Nubank

Os três fundos que o Nubank criou com o intuito de democratizar os investimentos entre clientes que ainda não tinham acesso a eles, estão completando um ano.

A aplicação inicial nestes fundos é de apenas R$ 1,00, o que torna o investimento popular por ser barato e fácil de investir. Isso leva a Nu Seleção a fazer parte da lista dos maiores fundos multimercados do Brasil em número de cotistas.

Mais conversador, mas não menos atraente, o Nu Seleção Cautela, conta com mais de 425 mil cotistas, chegando a ultrapassar os multimercados dos bancos tradicionais. Caso fosse um fundo de renda fixa, ficaria apenas atrás da Caixa Econômica Federal em número de cotistas, que tem 600 mil investidores.

Já o Nu Seleção Potencial conta com mais de 134 mil cotistas e o Nu Seleção Equilíbrio possui cerca de 126 mil investidores, colocando-os no top 5 multimercados em número de cotistas.

É provável que você também goste:

Como investir nos fundos imobiliários no Nubank?

Nubank consegue diminuir dependência do cartão de crédito, mas vê concorrência crescer

Itaú mantém recomendação de venda do Nubank e ainda prevê prejuízo no 1º tri

Menos rentabilidade

Por mais que os fundos tenham grande popularidade, a rentabilidade não é das melhores. Neste um ano de existência, os três fundos perderam do CDI, que é a taxa de juros relacionada à Selic e dá base às aplicações de renda fixa mais conservadores da economia.

Dessa forma, os fundos perderam da própria NuConta em questão de rentabilidade, pois a conta de pagamento do Nubank oferece 100% do CDI, com isenção de taxas, somente cobrança de impostos, e com risco super baixo. 

O Nu Seleção Equilíbrio e Potencial ficam atrás até mesmo da caderneta de poupança no quesito rentabilidade.

E, além de ficar atrás da própria conta de pagamento, os fundos também demonstram pior desempenho do que o dos multimercados em geral, que, em 2022, vêm apresentando uma rentabilidade considerada como ótima.

Fundos do Nubank em números

Nas tabelas abaixo, é possível verificar as características, composição da carteira e histórico dos três fundos. E, ainda, a comparação da rentabilidade dos desempenhos da poupança, do CDI e do Índice de Hedge Funds Anbima (IHFA), que serve para mensurar o retorno dos fundos multimercados, nos últimos 12 meses.

Nu Seleção Cautela

Perfil: Conservador
Composição da Carteira: 94% de renda fixa, 4% de ações e 2% de ouro e dólar
Taxa de administração: 0,47% ao ano
Retorno desde o início / Rentabilidade Bruta: 5,40% contra: 6,53% do CDI / 4,46% da poupança / 8,12% da IHFA

Nu Seleção Equilíbrio

Perfil: Moderado
Composição da Carteira: 80% de renda fixa, 13% de ações e 7% de ouro e dólar
Taxa de administração: 0,64% ao ano
Retorno desde o início / Rentabilidade Bruta: 3,04%, contra: 6,53% do CDI / 4,46% da poupança / 8,12% da IHFA

Nu Seleção Potencial

Perfil: Arrojado
Composição da Carteira: 67% de renda fixa, 22% de ações e 11% de ouro e dólar
Taxa de administração: 0,78% ao ano
Retorno desde o início / Rentabilidade Bruta: 1,27%, contra: 6,53% do CDI / 4,46% da poupança / 8,12% da IHFA

Alternativas mais rentáveis

Alternativas mais rentáveis são oferecidas pelo próprio Nubank, a maioria com risco menor. É o caso das aplicações vinculadas à Selic ou ao CDI, onde o cliente, por meio do aplicativo pode optar por esses investimentos, que rendem mais do que os fundos da categoria da família Nu Seleção. 

Como exemplo já citado, temos a NuConta, que investe os recursos que estão na conta em títulos públicos, Tesouro Selic ou RDB do próprio Nubank.

Além dos CDBs emitidos por vários bancos, inclusive pelo Nubank, que rendem, atualmente, mais de 100% do CDI, para vencimentos entre julho de 2022 a abril de 2025, com investimento mínimo de R$ 100,00.

Por que os fundos têm menos rentabilidade?

No decorrer desse um ano de existência dos fundos, houve alta nos juros, o que elevou os retornos das aplicações de renda fixa pós-fixada, que compõem boa parte das carteiras, deixando os outros investimentos mais atrativos do que os fundos do Nubank.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: gustavosapienza / Shutterstock.com