Para quem ainda não conhece, o Airbnb é uma plataforma colaborativa que conecta pessoas que procuram lugares para se hospedar nas suas viagens a outras que oferecem locais de estadia. A vantagem do negócio é possibilidade de economizar nas viagens, enquanto o anfitrião ganha dinheiro. Entretanto, existem várias maneiras de ganhar dinheiro com Airbnb, e independe de ter um imóvel para isso. Ou seja, você pode ser um anfitrião, oferecer um espaço, criar uma experiência ou ainda ganhar créditos de viagem indicando o serviço para os amigos. Saiba mais sobre cada uma delas aqui neste artigo.

É provável que você também goste:

Duas formas modernas de ganhar dinheiro com seu imóvel sem corretores tradicionais

Quinto Andar facilita aluguel de imóveis livre de burocracia e sem fiador.

4 formas de ganhar dinheiro com Airbnb, mesmo sem ter um imóvel

Como surgiu o Airbnb?

A startup Airbnb foi criada originalmente com o nome “Air Bed and Breakfast”, que significa “Cama de ar e Café da manhã”. Era exatamente esta a proposta do CEO – Brian Chesky.

Ou seja, eram dois amigos lá em 2008 que perceberam a oportunidade em arrendar a sua casa a visitantes de uma conferência internacional de Design, que acontecia em São Francisco – Califórnia, EUA, em virtude da lotação completa dos hotéis.

A ideia deu tão certo, que atualmente é uma das principais plataformas de oferta de hospedagens no mundo inteiro. O serviço está presente em mais de 30 mil cidades e em 192 países, e teve uma receita declarada de 2,6 bilhões de dólares em 2017.

Como ganhar dinheiro com o Airbnb

Para ganhar dinheiro com o Airbnb, você precisa dispor de apenas um espaço vazio na sua casa ou um espaço completo e oferecer aos viajantes. Outra possibilidade é alugar um espaço completo, contratando um anfitrião de uma casa ou apartamento. E por fim, pode ganhar créditos de viagem indicando para os amigos. Conheça cada uma dessas possibilidades logo a seguir.

Seja um anfitrião

A maneira mais conhecida da plataforma Airbnb é sendo um anfitrião. Ou seja, você recebe os viajantes na sua residência. Independentemente que seja para dividir um quarto com você, ou usando a casa inteira (ou apartamento).

Neste caso, é necessário efetuar um cadastro no site Airbnb aqui neste link e criar uma página específica para a chamada do anúncio. Você precisa especificar as datas em que o imóvel estará disponível, estabelecer as regras para utilização do seu espaço, bem como definir o valor que vai cobrar pela estadia.

Se você não souber o quanto deve cobrar pela estadia, é possível solicitar a ajuda do Airbnb. Ou seja, através de um mapa, é possível conferir quanto os seus vizinhos cobram na região e oferecer o seu preço, baseado nisso.

Ofereça um espaço

Outra possibilidade de ganhar dinheiro com Airbnb é oferecendo um imóvel sem ter que se preocupar em ser um anfitrião. É isso mesmo, você pode contratar separadamente um anfitrião experiente, que cuidará de toda a logística da hospedagem.

Ou seja, você simplesmente aluga o seu imóvel, sem se preocupar com o horário de chegada e de partida, fornecimento de toalhas, roupas de cama, limpeza do imóvel e entrega das chaves.

Os anfitriões experientes costumam cobrar taxas entre 10% e 20% do valor referente aos rendimentos de cada reserva. Para solicitar um Anfitrião Experiente, é necessário realizar um pedido através da plataforma, explicando em detalhes tudo o que você precisa, aguardar as propostas e aceitar a mais conveniente.

Crie experiências

Outra modalidade possível de se ganhar dinheiro no Airbnb é oferecendo experiências aos seus viajantes, como um guia turístico. Dentre as inúmeras possibilidades, podemos enumerar: passeios exóticos, giro gastronômico, ou simplesmente uma volta pela cidade. Para isso, basta que você tenha alguma habilidade que possa ajudar de verdade as pessoas.

Entretanto, cabe ressaltar que o Airbnb possui uma política bastante rigorosa das suas políticas e padrões de qualidade de como as experiências devem ser. Inclusive, você pode conferir aqui quais são as regras.

Ofereça créditos de viagem

Por fim, uma outra possibilidade de ganhar dinheiro com Airbnb é oferecendo Crédito de Viagem para os seus amigos. Ou seja, para cada pessoa que concluir uma estadia ou participar de uma experiência, você receberá até R$98 em créditos. Entretanto, você só consegue ao se cadastrar com um link, como este aqui.

Para ganhar ao indicar amigos, basta acessar a página de convite do site e enviar para os seus amigos o link gerado. Mas atenção: os bônus caem para você somente quando eles fizerem a primeira reserva válida através do seu link. Aliás, os créditos são válidos por apenas um ano e somente podem ser usados uma única vez.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.